contatore@uol.com.br    Ligue Agora: 5055-1015

ATM: terapias e prognóstico

Nos problemas de ATM, usamos a eletromiografia, que é uma técnica que se faz tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do paciente.

Os ligamentos ficaram tensos, perderam limite elástico, promovendo estresse muscular muito grande.

Com apenas 20 minutos de eletromiografia, os estímulos dados nessa aérea ja fazem com que os ligamentos relaxem. Conseguindo-se fazer com que os ligamentos anteriores, médios e posteriores, que pertencem à articulação temporo-mandibular, e que estavam em estresse e tensos, tiramos o sistema do estresse.

Mas o tratamento ainda não está completo. Usamos mais dois aparelhos que o paciente vai usar para dormir.

O primeiro é para tirar a compressão do côndilo ao ouvido, afastando-o da lamina e movimentando-o para a região anterior cerca de 3 milímetros.

Já o segundo aparelho coloca o côndilo na posição de conforto.

Por que não um só aparelho? Pois a distância de um ponto ao outro é muito grande.

E somente após o paciente ter recuperado essa posição, é que damos início ao tratamento odontológico.

O paciente pode inclusive não dar início ao tratamento, continuando a usar o aparelho indefinidamente.

Prognóstico:

O prognóstico é sempre favorável. No entanto, o tratamento de ATM é o mais demorado pois está associado a um processo degenerativo na área a longo prazo, de vários anos. Não se poderia resolver um problema de 25 anos em um mês.

Depois dos primeiros dois aparelhos, dos implantes e próteses sobre implantes,  entao ele vai usar um terceiro aparelho, que é a base final do tratamento do problema de ATM.  Ele é diferente dos dois primeiros que eram mio-relaxantes e moles.

O terceiro é um aparelho rígido chamado Placa de Michigan. Tendo os dois primeiros aparelhos trazido o côndilo à posição Cêntrica, a placa de Michigan será responsável por condicionar os ligamentos médio, anterior ou posterior à posição correta.

Só através de diagnóstico radiográfico é que se pode ter uma avaliação e saber se estão corretos ou não.