Odontopediatria

A odontopediatria é a área que cuida da saúde bucal de gestantes, bebês crianças e adolescentes.

O cuidado da saúde bucal da gestante é de máxima importância, daí a necessidade de se tomar certas precauções já durante a gestação. Há hoje estudos científicos correlacionando doenças periodontais e nascimento prematuro.

Em relação aos bebês e crianças, devemos prestar atenção também a fatores como o acido lático, que deixa o dente com bactérias formadoras de placas, desmineralizando assim o dente, e mais tarde deixando-o mais fraco. Outros problemas comuns a esse período são as manchas brancas, que podem levar a caries precoce, a cárie de mamadeira e a fluorose.

Saber cuidar e preservar os dentes de leite – que tanta importância têm na formação dos ossos do rosto – requer também a atenção já logo no início da primeira dentição. Igualmente importante é a necessidade se preservar o espaço entre os dentes, por exemplo, não permitindo disfunções na articulação da mandíbula nem reduções do arco dentário à medida que a criança vai crescendo.

Para as crianças e adolescentes, a preocupação e o cuidado não são diferentes. Para auxiliar nessa fase de transição e começo da autonomia (quando já aparecem os primeiros dentes da segunda dentição associada à preocupação estética), orientamos sobre as primeiras escovas de dente e formas corretas de higienização, sobre a conscientização do problema das cáries, da doença periodontal, dieta e higiene oral. Indicamos escovas de dente e falamos da importância do fio dental. Assim, quando mais cedo se tratar destes assuntos com crianças e adolescentes, melhores serão os resultados pós-infância e adolescência. E mais: esta é uma importante etapa na prevenção de perda dental, pois há estudos que comprovam a relação entre a má atuação na escola e relacionamentos sociais insuficientes de crianças com má dentição.

O Instituto Contatore trata de todos estes assuntos com extrema responsabilidade – dos dentes da gestante ao adolescente. Por isso, chegam até nós casos complicados vindos de outros consultórios. E os profissionais do nosso corpo clínico, além disso, têm facilidade em lidar com sentimentos das crianças e facilidade em ensinar sobre os cuidados que devemos ter com os dentes e com a saúde bucal.