Aparelho ortodôntico estético: como escolher o melhor?

O aparelho ortodôntico estético é um aliado para conquistar um sorriso perfeito e garantir benefícios específicos relacionados à saúde bucal.

Curiosamente, existe uma grande variedade de aparelho ortodôntico e quem precisa utilizá-lo normalmente tem dificuldade em escolher o melhor.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui o que é aparelho estético ortodôntico, quais são os tipos disponíveis no mercado e dicas para escolher a melhor alternativa para seu tratamento.

sorriso com aparelho ortodôntico

 

O que é aparelho ortodôntico estético?

Trata-se de um aparelho que tem como finalidade melhorar a estética dos dentes, garantindo um realinhamento adequado, de modo a contribuir para ter um sorriso perfeito.

Mas, não é só isso: os benefícios do aparelho vão além da estética. Isto porque também é responsável por restabelecer a oclusão dentária, contribuindo para uma mastigação mais efetiva.

Ao realinhar dentes e restabelecer a oclusão dentária, o aparelho estético também evita problemas de respiração, fala, articulação temporomandibular (ATM) e dor de cabeça.

 

Tipos de aparelho ortodôntico estético

Existem diferentes tipos de aparelho estético ortodôntico, desde o clássico fixo até os mais modernos, que são transparentes. Confira, a seguir, quais são e como funcionam:

 

– Aparelho fixo

Este é um tipo que se divide em duas categorias, o aparelho fixo metálico e estético. O metálico é o mais tradicional de todos, com fios, braquetes e bandas.

Possui como vantagens a entrega de resultados satisfatórios, a manutenção descomplicada, desde que o paciente siga à risca as orientações do dentista, e o preço baixo, mais acessível do que outros aparelhos.

No entanto, o aparelho fixo metálico normalmente entrega resultados em longo prazo e pode provocar machucados na boca, tornando o período de adaptação um pouco mais incômodo.

O aparelho fixo estético, por sua vez, é semelhante ao metálico, mas com o diferencial de ter braquetes transparentes. Por isso, o fixo estético é mais discreto, passando quase que imperceptível em algumas situações.

Há variações do aparelho fixo estético, como os modelos de policarbonato, porcelana e safira. O policarbonato, por exemplo, é uma resina plástica normalmente na cor branca.

Já o aparelho fixo estético de porcelana tem cor branca leitosa, com braquetes pequenos e resistentes. Possui a vantagem de não ter alteração de cor com o passar do tempo, mas seu custo é sutilmente maior do que o de policarbonato.

Por último, mas não menos importante, aparelho estético de safira se destaca por ser o mais discreto de todos os fixos, mas custa mais do que todas as opções.

O aparelho de safira é confeccionado com porcelana monocristalina, que se assemelha ao vidro. Por ter maior transparência, mistura-se mais fácil à cor natural dos dentes. Além disso, conta com o diferencial de facilitar a higiene bucal pelo paciente.

 

– Aparelho autoligado

O aparelho estético autoligado é feito em metal, porém não tem borrachinhas. Seu fio ortodôntico é fixo no braquete, o que contribui para torná-lo mais discreto e confortável.

Outras vantagens significativas do modelo autoligado é que tem maior efetividade em relação aos modelos fixos, o que acaba por encurtar o tempo de tratamento e uso.

Se quiser utilizar o aparelho fixo autoligado e se preocupa com a estética, essa alternativa está disponível nas versões de porcelana e safira.

 

– Aparelho lingual

O aparelho dentário estético lingual é igual ao fixo, mas com um diferencial: sua instalação é na parte interna dos dentes. Por isso, não é perceptível.

O único problema dessa opção de aparelho é que sua higienização exige mais cuidados do que o fixo tradicional. Normalmente, é um aparelho indicado para quem faz esportes de alto impacto, porque diminui o risco de lesões no caso de pancadas.

 

– Aparelho transparente

O aparelho estético transparente é um dos mais modernos disponíveis no mercado. Também chamado de alinhador transparente e de alinhador invisível, esse aparelho é confeccionado sob medida com o auxílio de softwares.

Por isso, o encaixe na boca e dentes é feito com perfeição, garantindo mais conforto no uso do aparelho. Seu material transparente é praticamente imperceptível, ideal para pacientes preocupados com a estética.

Outro ponto que é um diferencial é a manutenção do aparelho, já que não exige que o paciente vá com frequência ao consultório para realizar ajustes. Trocas são feitas em casa, sempre.

É possível remover o aparelho odontológico estético transparente em casa, durante refeições e para escovar os dentes. Sua única desvantagem é o preço mais elevado, mas é um investimento que compensa pelo conforto e praticidade do tratamento.

Um ótimo exemplo de aparelho ortodôntico estético transparente é o Invisalign, que é um alinhador invisível de alta qualidade e entrega resultados surpreendentes em prazos menores.

 

– Aparelho móvel

O tratamento de realinhamento dos dentes é feito em diversas etapas e o aparelho móvel é utilizado em uma delas, na última, especificamente.

Seu objetivo é finalizar o tratamento e manter o resultado atingido, evitando que os dentes retornem à posição que tinham no início do tratamento. Por isso, também é conhecido como aparelho ortodôntico de contenção.

 

– Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal não é discreto, mas seu uso é essencial quando é preciso evitar procedimentos mais complexos, como a extração de dente e cirurgias.

Esse aparelho aplica uma força maior nos ossos da face, estimulando ou restringindo o crescimento. Por isso, costuma ser utilizado em pacientes de 5 a 10 anos.

 

– Expansor palatino

Alternativa utilizada na correção da mordida ou aumento do palato, popularmente conhecido como céu da boca. Também é um auxiliar no tratamento de bruxismo e no reposicionamento de dentes, facilitando a mastigação.

 

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico estético

A escolha do melhor aparelho ortodôntico estético depende de três principais fatores. Um deles é a indicação de seu dentista, porque ele é a pessoa mais adequada para orientar qual aparelho deve ser utilizado para tratar o seu caso.

Se o profissional indicar mais de uma opção de aparelho, considere outros fatores na sua escolha. Um deles é o estético: você quer que o aparelho seja invisível ou não há problemas se ele aparecer mais?

Outro ponto é o orçamento disponível. É importante alinhar o aparelho utilizado no tratamento ortodôntico com o valor que pode pagar, evitando se endividar no processo.

BlogEstética

01/04/2021