BLOG
2 de abril de 2024
Compartilhe:

Aparelho ortodôntico estético: como escolher o melhor?

O que você vai encontrar neste artigo:

O aparelho ortodôntico estético é um aliado para conquistar um sorriso perfeito e garantir benefícios específicos relacionados à saúde bucal.

Curiosamente, existe uma grande variedade de aparelhos ortodônticos e quem precisa utilizá-los normalmente tem dificuldade em escolher o melhor.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui o que é aparelho estético ortodôntico, quais são os tipos disponíveis no mercado e dicas para escolher a melhor alternativa para seu tratamento.

Imagem de uma mulher sorrindo com aparelho ortodontico

O que é aparelho ortodôntico estético?

Os aparelhos ortodônticos estéticos são uma opção popular para quem busca corrigir o alinhamento dos dentes sem comprometer a aparência do sorriso. 

Diferente dos aparelhos metálicos tradicionais, os estéticos são projetados para serem menos visíveis, oferecendo uma opção mais discreta para tratamento ortodôntico.

Mas, não é só isso: os benefícios do aparelho vão além da estética. Isto porque também é responsável por restabelecer a oclusão dentária, contribuindo para uma mastigação mais efetiva.

Ao alinhar dentes e restabelecer a oclusão dentária, o aparelho estético também evita problemas de respiração, fala, articulação temporomandibular (ATM) e dor de cabeça.

Casos recomendados e quem pode usar

Os aparelhos estéticos são recomendados para casos de desalinhamento dentário, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, entre outros problemas ortodônticos. 

Praticamente qualquer pessoa que necessite de tratamento ortodôntico pode optar por uma versão estética, desde que avaliada e orientada por um profissional especializado. No entanto, certos casos muito complexos podem exigir o uso de aparelhos tradicionais por razões técnicas.

Impacto na autoestima do paciente

A opção pelos aparelhos estéticos pode ter um impacto positivo significativo na autoestima do paciente. Muitos adultos e adolescentes sentem-se desconfortáveis com a ideia de usar aparelhos metálicos visíveis, por isso, optar por uma solução mais discreta permite que continuem com suas vidas sociais, profissionais e pessoais sem se sentir autoconscientes sobre seu sorriso durante o tratamento.


Tipos de aparelho ortodôntico estético

Existem diferentes tipos de aparelho estético ortodontico, desde o clássico fixo até os mais modernos, que são transparentes. Confira, a seguir, quais são e como funcionam:

Aparelho fixo

Este é um tipo que se divide em duas categorias, o aparelho fixo metálico e estético. O metálico é o mais tradicional de todos, com fios, braquetes e bandas.

Possui como vantagens a entrega de resultados satisfatórios, a manutenção descomplicada, desde que o paciente siga à risca as orientações do dentista, e o preço baixo, mais acessível do que outros aparelhos.

Aparelho fixo metálico: entrega normalmente resultados a longo prazo e pode provocar machucados na boca, tornando o período de adaptação um pouco mais incômodo.

Aparelho fixo estético: é semelhante ao metálico, mas com o diferencial de ter braquetes transparentes. Por isso, o fixo estético é mais discreto, passando quase que imperceptível em algumas situações.

Há variações do aparelho fixo estético, como os modelos de policarbonato, porcelana e safira. O policarbonato, por exemplo, é uma resina plástica normalmente na cor branca.

Já o aparelho fixo estético de porcelana tem cor branca leitosa, com braquetes pequenos e resistentes. Possui a vantagem de não ter alteração de cor com o passar do tempo, mas seu custo é sutilmente maior do que o de policarbonato.

Por último, mas não menos importante, o aparelho estético de safira se destaca por ser o mais discreto de todos os fixos, mas custa mais do que todas as opções.

O aparelho de safira é confeccionado com porcelana monocristalina, que se assemelha ao vidro. Por ter maior transparência, mistura-se mais facilmente à cor natural dos dentes. Além disso, conta com o diferencial de facilitar a higiene bucal do paciente.

Aparelho autoligado

O aparelho estético autoligado é feito em metal, porém não tem borrachinhas. Seu fio ortodôntico é fixo no braquete, o que contribui para torná-lo mais discreto e confortável.

Outras vantagens significativas do modelo autoligado é que tem maior efetividade em relação aos modelos fixos, o que acaba por encurtar o tempo de tratamento e uso.

Se quiser utilizar o aparelho fixo autoligado e se preocupa com a estética, essa alternativa está disponível nas versões de porcelana e safira.

Aparelho lingual

O aparelho dentário estético lingual é igual ao fixo, mas com um diferencial: sua instalação é na parte interna dos dentes. Por isso, não é perceptível.

O único problema dessa opção de aparelho é que sua higienização exige mais cuidados do que o fixo tradicional. Normalmente, é um aparelho indicado para quem faz esportes de alto impacto, porque diminui o risco de lesões no caso de pancadas.

Aparelho transparente

O aparelho estético transparente é um dos mais modernos disponíveis no mercado. Também chamado de alinhador transparente e de alinhador invisível, esse aparelho é confeccionado sob medida com o auxílio de softwares.

Por isso, o encaixe na boca e dentes é feito com perfeição, garantindo mais conforto no uso do aparelho. Seu material transparente é praticamente imperceptível, ideal para pacientes preocupados com a estética.

Outro ponto que é um diferencial é a manutenção do aparelho, já que não exige que o paciente vá com frequência ao consultório para realizar ajustes. Trocas são feitas em casa, sempre.

É possível remover o aparelho odontológico estético transparente em casa, durante as refeições e para escovar os dentes. Sua única desvantagem é o preço mais elevado, mas é um investimento que compensa pelo conforto e praticidade do tratamento.

Um ótimo exemplo de aparelho ortodôntico estético transparente é o Invisalign, que é um alinhador invisível de alta qualidade e entrega resultados surpreendentes em prazos menores.

Aparelho móvel

O tratamento de realinhamento dos dentes é feito em diversas etapas e o aparelho móvel é utilizado em uma delas, na última, especificamente.

Seu objetivo é finalizar o tratamento e manter o resultado atingido, evitando que os dentes retornem à posição que tinham no início do tratamento. Por isso, também é conhecido como aparelho ortodôntico de contenção.

Aparelho extrabucal

O aparelho extrabucal não é discreto, mas seu uso é essencial quando é preciso evitar procedimentos mais complexos, como a extração de dente e cirurgias.

Esse aparelho aplica uma força maior nos ossos da face, estimulando ou restringindo o crescimento. Por isso, costuma ser utilizado em pacientes de 5 a 10 anos.

Expansor palatino

Alternativa utilizada na correção da mordida ou aumento do palato, popularmente conhecido como céu da boca. Também é um auxiliar no tratamento de bruxismo e no reposicionamento de dentes, facilitando a mastigação.

Leia também

Como saber se preciso usar aparelho?

Como escolher o melhor aparelho ortodôntico estético

A escolha do melhor aparelho ortodôntico estético depende de três principais fatores. Um deles é a indicação de seu dentista, porque ele é a pessoa mais adequada para orientar qual aparelho deve ser utilizado para tratar o seu caso.

Se o profissional indicar mais de uma opção de aparelho, considere outros fatores na sua escolha. Um deles é o estético: você quer que o aparelho seja invisível ou não há problemas se ele aparecer mais?

Outro ponto é o orçamento disponível. É importante alinhar o aparelho utilizado no tratamento ortodôntico com o valor que pode pagar, evitando se endividar no processo.

banner odontologia estética

Agende uma avaliação na Contatore

Se você está considerando a possibilidade de melhorar seu sorriso com um aparelho ortodôntico estético, a melhor maneira de começar é com uma avaliação profissional. Na Contatore, nossa equipe de especialistas em ortodontia está pronta para avaliar seu caso específico e recomendar a melhor solução para suas necessidades.

Oferecemos uma ampla gama de opções estéticas, garantindo que você possa escolher a opção que melhor se adapta ao seu estilo de vida e objetivos estéticos. 

Agende hoje mesmo sua avaliação na Contatore, Clínica de ortodontia em São Paulo e dê o primeiro passo em direção ao sorriso que você sempre sonhou. Estamos comprometidos em proporcionar um atendimento personalizado e resultados que superam as expectativas. 

Leia também:

Aparelho Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp