BLOG
25 de janeiro de 2023
Compartilhe:

Perda de Massa Óssea: o que é e como ela acontece

Descubra os possíveis tratamentos para essa condição comum entre pacientes.

O que você vai encontrar neste artigo:

A perda de massa óssea dental é uma condição que acomete muitos pacientes, principalmente os de idade avançada. No entanto, também é comum entre pessoas mais novas.

Não sabe o que é perda óssea dental, muito menos quais são suas causas e possíveis tratamentos? Sem problemas! Aqui, você descobre essas e outras informações sobre esse tema. Acompanhe e confira tudo o que você precisa saber!

imagem de paciente em procedimento dentário

O que é a perda de massa óssea dental?

É uma condição que atinge o osso que funciona como base para o dente natural. O nome indica a perda da massa desse osso, ou seja, de seu volume. Essa estrutura também recebe o nome de osso alveolar e osso base.

Trata-se de um problema sério, que pode levar a outro igualmente importante, a perda do dente natural. Portanto, pode comprometer o sorriso, mastigação e fala em longo prazo.

Como se dá a perda de massa óssea?

A perda óssea dental durante muitos anos não foi muito bem explicada, dificultando o entendimento dessa condição tão comum entre os pacientes que procuram um consultório odontológico para tratamento de seu sorriso.

A primeira coisa a se falar para entender como se dá a perda óssea é da estrutura do osso base. Ele possui o que chamamos de cortical, que é a sua parte externa. Também tem a medula, que é a parte interna.

Quando uma pessoa mastiga sobre o dente, ele transfere essa pressão para o suporte ósseo. Nesse momento, ela perde células através da parte externa do osso, que é a cortical. Isto é, a pessoa perde células ósseas pela parte externa.

Ao mesmo tempo, nesse momento, as células da medula óssea se reproduzem, repondo as que o paciente perdeu na cortical. Isto quer dizer que fisiologicamente o osso tem como se auto manter.

O paciente ao mastigar perde células na cortical, mas as células da medula se multiplicam e as repõem. Nessa situação de perda e reposição constante, não há perda óssea.

A única situação real de perda de massa óssea é quando não há a reposição dessas células perdidas. É o que chamamos de reabsorção da massa óssea.

Principais causas da perda de massa óssea dentária

A causa do problema varia de acordo com o perfil do paciente. De modo geral, em idosos a perda se dá pelo desgaste natural e avanço da idade.

Já em pacientes mais novos, a perda da massa óssea normalmente ocorre devido a problemas na gengiva, como a preexistência de uma doença periodontal, por exemplo, a periodontite.

Periodontite: o que é?

Trata-se de uma doença que acomete o periodonto, ou seja, tecidos, ligamentos e ossos que dão suporte ao dente natural. Ela é uma infecção bacteriana periodontal e necessita de tratamento para evitar complicações como a perda óssea e do dente.

A principal causa da doença é a falta de higiene bucal ou uma higiene feita de forma errada. Ela começa como uma gengivite, que é uma inflamação da gengiva. Normalmente, é uma doença silenciosa nessa etapa inicial, sem apresentar sintomas. Eles só começam aparecer quando há um avanço do caso.

Um dos sinais da periodontite é a perda óssea dental, mas não é só isso! O paciente pode ter bolsas periodontais (como as de tártaro) e retração da gengiva, fazendo com que a raiz do dente fique exposta.

Entre os principais sintomas da periodontite estão o mau hálito, inflamação na gengiva, sangramento na boca e gengiva com alterações na cor, ficando mais escura.

Leia também:

>>> Entenda tudo sobre tártaro

Como a pessoa sabe se tem perda de massa óssea? Quais as características?

Quando se fala do tema, tem-se a sensação de que a pessoa tem osteopenia, ou seja, perda de massa óssea no corpo todo, sendo que estamos falando somente da boca.

E na boca, vamos começar pelo suporte ósseo, que é revestido pela gengiva, que é conhecido por periodonto de revestimento ou de proteção.

Se o suporte ósseo funciona como base para o suporte da gengiva, no momento em que o paciente perde massa óssea, essa gengiva fica sem suporte. O que vai acontecer? Ela vai retrair-se e descolar-se. E no momento em que ela descola, formam-se as bolsas periodontais.

Em termos de diagnóstico e identificação do problema, quando o paciente chega na clínica Contatore utilizamos algumas sondas milimétricas que são colocadas entre a gengiva e o dente.

Estando a gengiva descolada, a sonda vai penetrar de oito a dez milímetros – sendo que em uma gengiva normal penetraria até dois milímetros, no máximo.

Portanto, está comprovado que o paciente teve ali uma perda óssea por baixo e a consequência disso é um descolamento de gengiva. Esse é um caso típico de um paciente que teve periodontite, que está ligada à osteopenia.

E a periodontite é uma doença que não só inflama a área gengival, mas gera o que chamamos de reabsorção óssea.

Essa gengiva descolada passa assim a ser objeto de bactérias acidogênicas. A partir desse momento, a perda de massa óssea passa a ser um processo degenerativo do suporte ósseo, infeccioso, pois tem presença de bactérias naquela bolsa.

Ela também é crônica ao ponto de o paciente não sentir dor. E por quê? Como a gengiva está descolada e com as enzimas liberadas por essas bactérias e secreções na gengiva, elas passam a ser liberadas pela gengiva descolada, isto é, a gengiva descolada é também uma área de drenagem, e como drenar as secreções o processo nunca é agudo, mas sim crônico.

Portanto, é surpreendente às vezes informarmos a alguns pacientes que eles têm perda de massa óssea e eles dizem que já passaram por oito, nove ou dez dentistas por vários anos, mas ninguém nada lhes disse sobre isso. Há esse problema porque muitos dentistas tratam a condição do ponto de vista cariogênico.

Segundo o odontologista e pesquisador em dentística avançada, o doutor José Vicente Contatore, idealmente todo dentista deveria ter um conhecimento aprofundado sobre periodontia clínica, saber avaliar a perda óssea e orientar o paciente para o tratamento, já que muitos passam por profissionais sem nenhuma orientação sobre o tema. Neste caso, acabam perdendo cerca de um milímetro de osso por ano. Depois de 15 anos de tratamentos ineficazes, na maioria das vezes o diagnóstico acaba sendo perda óssea.

Vale lembrar que existem, ainda, outras formas de fazer o diagnóstico da perda óssea. De maneira geral, realiza-se o levantamento de sintomas e avaliação da gengiva e dentes do paciente.

O especialista em periodontia também pode recomendar a realização de radiografia e outros exames de imagens, para identificar se realmente há perda óssea e qual o grau em que ela se encontra.

Após o diagnóstico e análise detalhada do caso, o profissional indica o melhor tratamento para perda óssea dentária, considerando as especificidades do paciente.

Como recuperar a perda de massa óssea dental

Uma das principais dúvidas envolvendo a perda de massa óssea dental é se existem formas de recuperá-la. Há alguns tratamentos altamente eficazes e o dentista responsável pelo caso é o profissional adequado para indicar o melhor.

Entre as principais alternativas está o enxerto tradicional, mas o destaque vai para a regeneração óssea com enxerto de células, que foi desenvolvida pelo doutor Contatore. Trata-se de uma técnica em que células somáticas são tiradas do sangue do paciente.

Elas passam por uma reprogramação gênica, que possibilita transformá-las em células-tronco pluripotentes induzidas. Então, faz-se o enxerto celular abaixo da gengiva, acelerando a multiplicação de células novas pelos fatores de crescimento, de modo a formar a matriz orgânica óssea.

A partir de então, o tratamento de perda óssea dentária é finalizado em até seis meses. Quando o volume é retomado, o paciente pode realizar um implante para colocação de prótese dentária, substituindo eventuais perdas de dentes naturais.

É a solução perfeita para quem teve perda óssea e de dente natural, conseguindo conquistar um sorriso bonito, bem como recuperar as funções de mastigação.

banner perda ossea contatore

Como prevenir a perda de massa óssea dental

A principal forma de prevenção é manter uma boa higiene bucal, o que ajudará a evitar doenças que podem levar à perda da massa óssea, como a periodontite.

Por isso, não tenha preguiça de escovar os dentes! Faça esse processo após as refeições, tendo o cuidado de usar o fio dental para remover restos de alimento profundamente. Além disso, troque sua escova dental a cada três meses, para garantir uma limpeza eficiente.

Também é importante ter hábitos mais saudáveis, principalmente no que se refere ao tabagismo. Se fumar, abandone o tabaco. Esta recomendação é amplamente feita por especialistas e há uma razão para isso!

O tabaco dificulta a recuperação natural de tecidos bucais. Portanto, se desenvolver algum quadro de inflamação da gengiva, terá mais dificuldade de tratar. Se o caso avançar, ele pode levar à perda óssea e do dente natural. Vale lembrar que o tabagismo também aumenta o risco de ter câncer de boca.

Por último, mas não menos importante, está consultar um dentista periodicamente. A recomendação é que faça isso pelo menos uma vez por ano ou de acordo com a indicação do profissional com o qual se consulta.

Na ocasião, o dentista fará a profilaxia, que ajuda a evitar casos de inflamação. Além disso, verifica se há alguma doença logo em seu estágio inicial e indica o tratamento adequado. 

Dessa forma, conseguirá evitar o avanço do caso e complicações como a perda óssea. Por isso, não deixe de agendar sua consulta e visite periodicamente um dentista, para garantir que tenha a saúde bucal sempre em dia.

Especialista em perda de massa dental em São Paulo

Está em busca de um especialista em perda óssea dentária em São Paulo? A Odontologia Contatore é a clínica odontológica perfeita para lhe atender!

O doutor Contatore é especialista em perda de massa óssea dentária. É dele a criação da técnica de regeneração óssea por enxerto celular, que tem alta taxa de sucesso. Ela foi criada após anos de pesquisa, combinando conhecimentos de biologia molecular, citogenética e ciência genômica.

Aproveite para entrar em contato com a Odontologia Contatore, agende sua consulta e faça o seu tratamento com um profissional especialista, em uma clínica com estrutura completa e moderna!

Leia também:

>>> Tratamento de canal sem medo: tudo o que você precisa saber

>>> Endodontia: casos quando é necessário o procedimento

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp