BLOG
3 de agosto de 2020
Compartilhe:

Prótese sobre implante: definições

Conheça as próteses protocolo sobre implantes dentários

As próteses protocolo sobre implante representam uma evolução significativa na reabilitação oral, oferecendo soluções duradouras e esteticamente agradáveis para quem perdeu um ou mais dentes. 

Essas próteses se ancoram em implantes fixados ao osso da mandíbula ou do maxilar, proporcionando uma base sólida e permanente para a reconstituição da dentição. 

Neste conteúdo, você vai descobrir o que são as próteses protocolo, como são aplicadas, suas vantagens em relação a outros tipos de implantes dentários. Além disso, vamos apresentar as inovações tecnológicas e o impacto desse procedimento na qualidade de vida dos pacientes.

O que são implantes dentários?

O implante dentário é um procedimento odontológico que possibilita a reposição de dentes naturais que foram perdidos por qualquer motivo. O implante é composto por um pino feito de um material biocompatível, como o titânio, o que significa que ele é aceito pelo corpo sem riscos de rejeição, aumentando a segurança do tratamento.

Esse pino tem a função de substituir a raiz do dente que foi perdido. Ele é inserido no osso da gengiva por meio de uma cirurgia relativamente simples.

Depois de um período necessário para que o pino se integre ao osso, chamado de osseointegração, o paciente pode então receber a prótese que será fixada sobre o implante dentário, completando a substituição do dente ausente.

O que são próteses protocolo?

As próteses protocolo consistem em um conjunto de dentes artificiais fixados permanentemente a implantes dentários. 

Diferente dos modelos tradicionais removíveis, que podem ser instáveis e desconfortáveis, as próteses protocolo são ancoradas em vários implantes, proporcionando estabilidade, conforto e uma aparência natural. 

Essa solução é ideal para pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada (ou ambos) e que buscam uma alternativa fixa e duradoura.

Como as próteses protocolo são colocadas?

O procedimento para colocação de uma prótese protocolo inicia com a cirurgia de implante dentário, na qual os implantes são inseridos no osso da mandíbula ou do maxilar.

Após um período de osseointegração, em que os implantes se integram ao osso, a prótese é confeccionada e fixada aos implantes através de parafusos. 

Este processo pode variar de acordo com a necessidade individual de cada paciente e o protocolo específico adotado pela clínica.

Quais são os tipos de próteses de implante dentário?

Enquanto as próteses protocolo oferecem uma solução fixa e estética, outros tipos de implantes dentários, como os unitários, são indicados para a substituição de um único dente. 

As overdentures, por outro lado, são próteses removíveis que se apoiam sobre implantes, oferecendo mais estabilidade que as dentaduras convencionais, mas sem a fixação permanente das próteses protocolo.

Em termos de custo, o protocolo dentário tende a ser mais elevado devido à complexidade do procedimento e ao número de implantes necessários. No entanto, o investimento reflete na qualidade de vida e na durabilidade do resultado, fazendo com que muitos pacientes considerem essa opção mais vantajosa a longo prazo.

Prótese protocolo e as novidades tecnológicas 

O campo das próteses protocolo tem se beneficiado de inovações tecnológicas significativas, incluindo avanços em materiais, como o zircônio, que oferecem mais resistência e técnicas cirúrgicas menos invasivas, que reduzem o tempo de recuperação. 

A utilização de software de planejamento virtual e impressão 3D também tem permitido procedimentos mais precisos e personalizados, melhorando os resultados estéticos e funcionais.

Impacto dos implantes dentários na autoestima 

A escolha por uma prótese protocolo sobre implantes dentários tem um impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes. 

Além de restaurar a função mastigatória, permitindo uma alimentação variada e saudável, essas próteses melhoram significativamente a estética do sorriso, o que reflete positivamente na autoestima e na interação social. 

Pacientes relatam maior conforto e confiança em comparação às soluções removíveis, contribuindo para uma sensação de bem-estar geral.

Consulte um especialista em implante dentário

A decisão por uma prótese protocolo deve ser tomada com base em uma avaliação detalhada das necessidades e condições de saúde bucal do paciente, considerando os benefícios a longo prazo dessa escolha. 

Está em busca de uma clínica de implante dentário em São Paulo? O Instituto Contatore tem dentistas especialistas em implantodontia, além de estrutura completa para lhe atender com máxima segurança.

Nossa equipe de dentistas em São Paulo especializados em implante dentário, oferecem atendimento personalizado e utilizam materiais de alta qualidade, assegurando que os pacientes recebam o melhor cuidado possível. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Marcadores

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp