BLOG
25 de novembro de 2021
Compartilhe:

Como funciona um implante dentário?

O implante dentário é a forma mais eficaz de tratar a perda de dentes naturais. Ao realizá-lo, o paciente consegue se livrar de desconfortos ao mastigar, além de melhorar sua autoestima, passando a ter um sorriso perfeito.

Tem vontade de fazer o implante de dentes, mas não sabe como ele funciona? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Confira e saiba como é feito o implante dentário!

Imagem de um dentista mostrando o modelo de uma boca com implante dentário

Implante dentário: quais são suas principais etapas?

Normalmente, o implante dentário é composto por três etapas principais: consulta de avaliação pelo dentista, a cirurgia para colocação do implante e a colocação da prótese dentária, que é o dente artificial.

 

Consulta de avaliação para implante dentário

A consulta de avaliação é a primeira etapa do tratamento, na qual o dentista faz uma análise detalhada da saúde bucal do paciente e indica o implante, se necessário.

Nessa etapa, o dentista estabelece a melhor abordagem considerando o caso do paciente e também pode pedir a realização de exames, como a tomografia, para avaliar a qualidade óssea.

Se tiver ossos finos ou fracos, por exemplo, pode recomendar o enxerto ósseo para conseguir realizar os implantes. Esse enxerto é uma espécie de reforço da estrutura óssea e viabiliza todo o tratamento.

Caso identifique algum problema de saúde bucal, o dentista indica o tratamento antes de realizar o implante. Pode ser que seja preciso tratar alguma doença gengival, por exemplo, ou realizar um tratamento ortodôntico para alinhamento de dentes naturais que restaram.

Há a possibilidade de fazer implante dentário total (de todos os dentes naturais) ou parcial (de parte dos dentes naturais).

 

Cirurgia para colocação do implante dentário

É a segunda etapa do tratamento, que consiste na colocação do implante dentário no osso maxilar abaixo da gengiva. Esse implante é feito de titânio, que é um material inerte.

Na prática, isso quer dizer que o organismo não o reconhece como um corpo estranho e não rejeita o material. Como resultado, tem-se uma integração entre osso e implante perfeita.

De modo geral, a cirurgia para colocação do implante dentário é feita entre 30 e 40 minutos com anestesia local. Há a possibilidade de realizá-la em consultório ou hospital, dependendo do profissional e caso do paciente.

A cirurgia é relativamente simples, com incisão na gengiva para colocação da estrutura de titânio. Então, coloca-se uma tampa de proteção e o dentista faz a sutura.

O profissional pode recomendar o repouso e uso de medicamentos após a cirurgia. Alguns meses depois, quando a estrutura de titânio já estiver totalmente integrada, é feita a colocação da prótese.

Esse é o caso mais comum, mas também há uma alternativa de implantes osseointegrados e próteses feitos no mesmo dia. No entanto, essa não é uma opção disponível para todos os pacientes, é preciso verificar se possui gengiva saudável e osso maxilar para sustentar o implante.

 

– Leia também:
>>> Prótese sobre implante: definições

 

Colocação da prótese dentária

Etapa final do tratamento que consiste na colocação da prótese dentária, geralmente rosqueada sobre o implante de titânio. Há dois tipos de prótese:

 

Prótese protocolo

Esta é uma prótese fixa parafusada sobre os implantes! Ela pode ser de resina, que se caracteriza por ter um baixo custo e menor durabilidade. Além disso, o material é mais poroso e pode manchar com maior facilidade.

Há, também a prótese protocolo de porcelana, que tem durabilidade maior do que a de resina. Outra característica é sua maior naturalidade, muito próxima à do dente natural. Seu único ponto negativo é o preço, que normalmente é o dobro da prótese de resina.

Mas não se deixe enganar: em longo prazo, a versão de porcelana apresenta melhor custo-benefício, uma vez que sua durabilidade é maior, compensando o investimento.

 

Prótese overdenture

Trata-se de uma prótese total removível sobre o implante. Exige menos implantes, cerca de 2 a 6, e é feita em resina. Essa alternativa é acoplada em um o’ring que fixa a prótese com total segurança.

Tem como diferencial o fato de possibilitar a retirada da prótese pelo paciente para higienização, conseguindo realizá-la com maior facilidade.

 

Implante dentário é seguro?

Uma das principais dúvidas envolvendo o procedimento é se implante dentário é seguro. Sim, o tratamento é seguro, mas somente se realizado por um dentista e com uso de materiais de qualidade.

Também é muito importante seguir as recomendações do profissional à risca, fazendo tratamentos complementares e adotando medidas para evitar complicações. Portanto, parte do sucesso do tratamento também se deve ao cliente.

 

Quanto custa um implante dentário?

A dúvida sobre quanto custa um implante dentário é muito comum! No entanto, vale esclarecer que o preço varia muito de acordo com o tipo de implante realizado, a prótese, se a cirurgia é em consultório ou hospital.

Mas é possível trabalhar com uma média de valores considerando um tratamento tradicional e com uso de materiais nacionais. De maneira geral, o valor é de a partir de R$ 3 mil.

É essencial ressaltar que essa é uma média de valor inicial! Pode ser que seu tratamento tenha um total diferente, considerando o seu caso específico.

A princípio, pode parecer um valor elevado, mas considere o implante dentário um investimento em sua saúde e autoestima, porque há uma melhora na mastigação, sem sentir desconfortos, bem como um aumento da autoestima.

É justamente por isso que o implante de dentes vale muito a pena, sobretudo em longo prazo e quando se segue todas as orientações do dentista, conseguindo excelentes resultados.

 

Clínica de implante dentário em São Paulo

Está em busca de uma clínica de implantes dentários em São Paulo? Então, você precisa conhecer a Odontologia Contatore! Temos especialistas em implantes dentários e utilizamos materiais de excelente qualidade, garantindo o melhor resultado para o paciente.

Realizamos implante dentário clássico e osseointegrado e prótese feitos no mesmo dia. Disponibilizamos prótese protocolo de resina e porcelana, bem como overdenture, sempre fazendo um trabalho de qualidade superior.

Entre com contato conosco e aproveite para agendar uma consulta para avaliação de implante dentário e faça seu tratamento com especialistas em São Paulo, investindo em sua saúde bucal e autoestima!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Perda óssea dental: causas, tratamento e tudo o que você precisa saber!

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Agende sua consulta

Agende sua consulta

Agende sua consulta, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp