BLOG
9 de fevereiro de 2022
Compartilhe:

Harmonização orofacial: descubra tudo sobre o procedimento

Ter um sorriso bonito é um sonho de muitos! Mas o que poucos sabem é que para conquistá-lo pode ser preciso realizar uma série de tratamentos odontológicos. Um deles é a harmonização orofacial!

Aqui, você descobre o que é harmonização orofacial e como funciona esse procedimento. Acompanhe e entenda detalhes sobre o tratamento de odontologia estética!

Imagem de uma mulher fazendo harmonização orofacial

O que é harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é um tratamento estético que tem como finalidade corrigir assimetrias no rosto e garantir melhores proporções faciais. Como resultado, o rosto ganha uma feição mais harmônica, jovial e bonita.

Esse tratamento é um grande aliado para quem busca uma melhora completa e harmônica envolvendo face e sorriso. Por exemplo, suponha que faça um tratamento ortodôntico (com uso de aparelhos) para alinhamento de dentes.

Mesmo assim, o resultado final ainda não está do jeito que gostaria porque há assimetrias faciais que não lhe permitem ter um sorriso perfeito. É justamente aí que a harmonização orofacial entra, entregando-lhe o resultado que deseja.

 

Como funciona a harmonização orofacial?

Este procedimento estético tem como foco harmonizar face e sorriso, garantindo um resultado agradável e muito mais bonito. Para atingi-lo, o dentista pode fazer uso de alguns procedimentos. A seguir, listamos os principais:

 

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica é o famoso Botox, que é tradicionalmente utilizado para paralisar a musculatura e assim prevenir e disfarçar rugas e marcas de expressão.

Além disso, a toxina botulínica também pode ser usada para tratar problemas estéticos como o sorriso gengival. Neste caso, a pessoa tem gengiva em falta ou excesso.

Um detalhe importante: a toxina botulínica não entrega um resultado definitivo e a musculatura volta a ter movimento de maneira gradativa com o passar o tempo.

De modo geral, o Botox dura de quatro a seis meses, dependendo do perfil do paciente. Na prática, isso significa que se quiser manter o resultado da harmonização orofacial terá de voltar ao seu dentista após esse período para fazer uma reaplicação da toxina botulínica.

 

Aplicação de ácido hialurônico

O ácido hialurônico é amplamente utilizado em harmonizações orofaciais, bem como em preenchimento orofacial. Ele é um tipo de açúcar que está presente naturalmente em nosso corpo. No entanto, com o passar do tempo há uma redução da produção pelo organismo.

Esse ativo tem propriedades hidratantes e também pode estimular a produção de colágeno. O ácido hialurônico está disponível em formas variadas, mas a utilizada na harmonização orofacial é mais densa, justamente para proporcionar um efeito de preenchimento e volume.

O ativo pode ser utilizado para corrigir, por exemplo, assimetrias faciais e perda de volume em determinadas regiões do rosto. Assim como acontece com a toxina botulínica, o preenchimento com ácido hialurônico não entrega resultados definitivos. 

Isso ocorre porque o organismo absorve o ácido hialurônico naturalmente ao longo dos meses. Mas, o material tem uma durabilidade maior do que a do Botox, variando de 12 a 24 meses, de acordo com o paciente.

Logo, para manutenção do resultado deverá retornar ao dentista para reaplicação do ácido hialurônico depois desse período ou quando começar a notar alterações no sorriso.

Além da assimetria, o ácido hialurônico pode ser utilizado para corrigir “bigode chinês”, bem como para redefinição mandibular, garantindo harmonia entre face e sorriso.

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

 

Aplicação de ácido deoxicólico

O ácido deoxicólico é uma substância injetável normalmente utilizada para fazer a famosa lipoaspiração de papada enzimática. O que esse ativo faz é reduzir a gordura submentoniana em adultos, removendo a papada ou o popular queixo duplo.

É importante ressaltar que o resultado não é imediato, porque demora um tempo para o organismo absorver a gordura da região de aplicação. Geralmente em 30 dias é possível visualizar com maior facilidade o resultado do tratamento.

Mas, por que aplicar ácido deoxicólico? Não compensa fazer uma lipo de papada tradicional? Um dos principais motivos é a segurança. A aplicação do ativo é um procedimento minimamente invasivo que pode ser feito em consultório.

Já a lipoaspiração tradicional deve ser feita em hospital, porque é uma cirurgia. Logo, é um procedimento invasivo que demanda acompanhamento médico. Outro diferencial é o preço: o ácido deoxicólico normalmente é mais acessível do que uma cirurgia de lipo.

Um detalhe importante: a aplicação do ácido deoxicólico tem como foco a redução da gordura da região. Se você tiver flacidez (excesso de pele), terá de fazer outro tratamento para reduzir esse problema. Neste caso, recomenda-se procurar um dermatologista posteriormente para lidar com a flacidez.

 

Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia para remoção das bolas de Bichat, que são bolsas de tecido adiposo (gordura) que temos nas bochechas. Ao tirá-las, é possível ter um rosto mais fino e esculpido, com maçãs marcadas.

Trata-se de uma cirurgia simples e pouco invasiva que pode ser feita em consultório odontológico, desde que o ambiente seja preparado para isso. Além disso, é fundamental que seja feita por um dentista / profissional especializado.

A razão é simples: há riscos de complicações que são associados a qualquer cirurgia, como o de infecção. Além disso, se a cirurgia for feita por uma pessoa despreparada há a possibilidade de lesionar o nervo facial, levando à perda irreversível do movimento do rosto. Portanto, só faça bichectomia se indicada e com um profissional.

 

Quando fazer harmonização orofacial?

O tratamento de harmonização orofacial é indicado para quem deseja ter um melhor resultado estético de sorriso e face. Ele possibilita corrigir assimetrias e sorriso gengival, dá ou retira volume de áreas para ter um rosto harmônico e mais bonito.

Somente um dentista pode indicar o tratamento após a análise do caso do paciente, portanto, consulte um profissional para saber se a harmonização orofacial é perfeita ao seu perfil.

 

Harmonização orofacial com o Instituto Contatore

Está em busca de uma clínica de odontologia de excelência para fazer harmonização orofacial com dentista qualificado? O Instituto Contatore tem uma equipe capacitada e com especialistas prontos para lhe atender!

Na clínica Contatore você conta com uma estrutura completa e segura, com conforto e tecnologia de ponta para realizar tratamentos odontológicos, desde os estéticos até os de reabilitação oral. Aproveite para entrar em contato e agendar uma consulta!

 

– Leia também:
>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!

>>> Aparelho ortodôntico estético: como escolher o melhor?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp