VOCÊ ESTÁ EM: HOME » Implante dentário: conheça as dúvidas mais comuns sobre ele
O implante dentário é um tratamento odontológico estético voltado a tratar a perda de dentes naturais. Ele proporciona diversos benefícios para o paciente, como um maior conforto ao mastigar, redução da dor de cabeça e melhora da autoestima.
Embora seja um tratamento odontológico amplamente conhecido e desejado, muitos têm dúvidas pontuais sobre ele. Este é o seu caso? Então, confira aqui quais são as principais dúvidas sobre implante dentário e as respostas para cada uma delas!
Uma das principais dúvidas é como é feito o implante dentário. O tratamento tem três etapas principais: consulta de avaliação, cirurgia para colocação do implante e colocação da prótese dentária. Confira como funciona cada uma dessas etapas:
Etapa em que o dentista faz um diagnóstico do paciente e indica o implante dentário. O profissional pode solicitar uma tomografia, para avaliar a qualidade da estrutura óssea e se há necessidade de realizar enxerto. Se o paciente não tiver problema dental ou bucal algum a ser tratado previamente, o procedimento pode ser iniciado após o diagnóstico.
Depois do diagnóstico, o paciente passa por uma cirurgia para colocação do implante, que é um pino de titânio colocado no osso da gengiva. Esse pino funciona como uma raiz artificial que sustentará a prótese dentária.
A cirurgia demora aproximadamente 40 minutos e pode ser realizada em consultório com anestesia local. Durante o procedimento, o dentista faz uma incisão na gengiva para chegar ao osso e então insere o pino de titânio. Depois, coloca uma tampa de proteção e faz os pontos.
Dependendo do caso do paciente, pode ser que seja preciso aguardar cerca de três a seis meses para a estrutura óssea acomodar o implante, possibilitando que a prótese seja colocada com segurança.
Durante esse período também ocorre a elaboração da prótese, que é o dente artificial. Escolhe-se cor e material, faz-se a moldagem e confecção no laboratório.
A prótese dentária é rosqueada sobre o implante. Ela pode ser feita de resina ou de porcelana, sendo que cada uma delas tem vantagens e desvantagens.
A resina, por exemplo, tem baixo custo e menor durabilidade. Também é suscetível a adquirir cheiro e gosto, bem como a ficar amarelada. Já a porcelana tem maior durabilidade e aparência mais próxima do dente natural, mas é mais cara do que a resina.
– Leia também:
>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!
Existem dois tipos de próteses, sendo uma delas a prótese protocolo, que é fixa e parafusada sobre os implantes. Pode ser feita de resina ou de porcelana.
Outro tipo é a prótese overdenture, que é totalmente removível colocada sobre o implante. Exige menos implantes, em média de dois a seis, e é feita em resina.
É acoplada em um o’ring que fixa a prótese na boca com segurança. Outro diferencial é o fato de possibilitar retirar a prótese para higienização.
Há quem desista de fazer implante dentário por medo de sentir dor, mas saiba que o implante é um tratamento que não provoca dor, pois durante a cirurgia o paciente é sedado, ainda que de maneira local.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que o pino de titânio é colocado em um local com poucas inervações, o que ajuda a minimizar a possibilidade de dor.
Após a cirurgia, o dentista indica que o paciente tome medicamentos que ajudarão a reduzir significativamente a possibilidade de sentir dor, mas é importante ressaltar que cada organismo pode reagir de maneira diferente.
Caso tenha sensibilidade à dor, pode acontecer de sentir desconforto assim que o efeito da anestesia passar. Se isso ocorrer e não passar com os medicamentos indicados pelo dentista, consulte-o para saber como reduzir o desconforto.
Outra dúvida comum entre os pacientes é se o implante dentário é seguro. Sim, trata-se de um procedimento seguro, mas somente se for realizado por um profissional habilitado e em ambiente adequado (consultório preparado para esse fim ou hospital, especialmente no que se refere à cirurgia).
Vale lembrar que como qualquer outra cirurgia, o paciente está sujeito a alguns riscos, como o de infecções. Daí a importância de realizar o procedimento com um profissional capacitado, em uma clínica ou hospital com estrutura adequada e limpa para fazer esse tipo de tratamento.
Desconfie de ambientes que não sejam limpos ou com equipamentos em mau estado. Lembre-se que sua saúde deve vir primeiro e não tente economizar realizando o procedimento em qualquer lugar, pois o barato pode sair caro!
Pacientes interessados no tratamento normalmente ficam em dúvida sobre quanto custa um implante dentário. Na realidade, não há como informar um preço único que é válido para todos os pacientes, pois o total varia de acordo com diversos fatores (cirurgia, material da prótese, entre outros).
Mas é possível trabalhar com um valor médio de tratamento, que pode ser maior ou menor dependendo do caso do paciente. De maneira geral, o valor médio do implante dentário é de a partir de R $3 mil, caso utilize materiais nacionais. Se forem importados, o preço é maior.
Pode parecer um valor elevado, mas tenha em mente que é um investimento que o paciente faz em si próprio. O implante dentário melhora sua capacidade de mastigação de alimentos, reduz dor de cabeça e melhora sua autoestima e autoconfiança. Portanto, vale a pena em curto e longo prazos.
Sim, precisa! Não basta colocá-lo, é preciso consultar seu dentista regularmente para verificar como estão e se há necessidade de fazer algum procedimento, como limpeza ou troca de parafusos.
Está em busca de uma clínica de implante dentário em São Paulo? A Odontologia Contatore tem dentistas especialistas em implantodontia, além de estrutura completa para lhe atender com máxima segurança.
Além do implante dentário clássico, os dentistas da Contatore também fazem o implante osseointegrado e próteses no mesmo dia, se adequado ao caso do paciente. Entre em contato e agende sua consulta.
– Leia também:
>>> Dr. Vicente falando à Globo News sobre ciência e tecnologia e inovacao: células-tronco, regeneração óssea e implantes
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?
Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.