BLOG
2 de março de 2022
Compartilhe:

Implante dentário: conheça as dúvidas mais comuns sobre ele

O implante dentário é um tratamento odontológico estético voltado a tratar a perda de dentes naturais. Ele proporciona diversos benefícios para o paciente, como um maior conforto ao mastigar, redução da dor de cabeça e melhora da autoestima.

Ilustração de uma boca com implante dentário

Embora seja um tratamento odontológico amplamente conhecido e desejado, muitos têm dúvidas pontuais sobre ele. Este é o seu caso? Então, confira aqui quais são as principais dúvidas sobre implante dentário e as respostas para cada uma delas!

 

Como é feito o implante dentário?

Uma das principais dúvidas é como é feito o implante dentário. O tratamento tem três etapas principais: consulta de avaliação, cirurgia para colocação do implante e colocação da prótese dentária. Confira como funciona cada uma dessas etapas:

 

Consulta de avaliação

Etapa em que o dentista faz um diagnóstico do paciente e indica o implante dentário. O profissional pode solicitar uma tomografia, para avaliar a qualidade da estrutura óssea e se há necessidade de realizar enxerto. Se o paciente não tiver problema dental ou bucal algum a ser tratado previamente, o procedimento pode ser iniciado após o diagnóstico.

 

Cirurgia para colocação do implante

Depois do diagnóstico, o paciente passa por uma cirurgia para colocação do implante, que é um pino de titânio colocado no osso da gengiva. Esse pino funciona como uma raiz artificial que sustentará a prótese dentária.

A cirurgia demora aproximadamente 40 minutos e pode ser realizada em consultório com anestesia local. Durante o procedimento, o dentista faz uma incisão na gengiva para chegar ao osso e então insere o pino de titânio. Depois, coloca uma tampa de proteção e faz os pontos.

Dependendo do caso do paciente, pode ser que seja preciso aguardar cerca de três a seis meses para a estrutura óssea acomodar o implante, possibilitando que a prótese seja colocada com segurança.

Durante esse período também ocorre a elaboração da prótese, que é o dente artificial. Escolhe-se cor e material, faz-se a moldagem e confecção no laboratório.

 

Colocação da prótese dentária

A prótese dentária é rosqueada sobre o implante. Ela pode ser feita de resina ou de porcelana, sendo que cada uma delas tem vantagens e desvantagens.

A resina, por exemplo, tem baixo custo e menor durabilidade. Também é suscetível a adquirir cheiro e gosto, bem como a ficar amarelada. Já a porcelana tem maior durabilidade e aparência mais próxima do dente natural, mas é mais cara do que a resina.

 

– Leia também:
>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!

 

Quais são os tipos de próteses de implante dentário?

Existem dois tipos de próteses, sendo uma delas a prótese protocolo, que é fixa e parafusada sobre os implantes. Pode ser feita de resina ou de porcelana.

Outro tipo é a prótese overdenture, que é totalmente removível colocada sobre o implante. Exige menos implantes, em média de dois a seis, e é feita em resina.

É acoplada em um o’ring que fixa a prótese na boca com segurança. Outro diferencial é o fato de possibilitar retirar a prótese para higienização.

 

Implante dentário dói?

Há quem desista de fazer implante dentário por medo de sentir dor, mas saiba que o implante é um tratamento que não provoca dor, pois durante a cirurgia o paciente é sedado, ainda que de maneira local.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o pino de titânio é colocado em um local com poucas inervações, o que ajuda a minimizar a possibilidade de dor.

Após a cirurgia, o dentista indica que o paciente tome medicamentos que ajudarão a reduzir significativamente a possibilidade de sentir dor, mas é importante ressaltar que cada organismo pode reagir de maneira diferente.

Caso tenha sensibilidade à dor, pode acontecer de sentir desconforto assim que o efeito da anestesia passar. Se isso ocorrer e não passar com os medicamentos indicados pelo dentista, consulte-o para saber como reduzir o desconforto.

 

Implante dentário é seguro?

Outra dúvida comum entre os pacientes é se o implante dentário é seguro. Sim, trata-se de um procedimento seguro, mas somente se for realizado por um profissional habilitado e em ambiente adequado (consultório preparado para esse fim ou hospital, especialmente no que se refere à cirurgia).

Vale lembrar que como qualquer outra cirurgia, o paciente está sujeito a alguns riscos, como o de infecções. Daí a importância de realizar o procedimento com um profissional capacitado, em uma clínica ou hospital com estrutura adequada e limpa para fazer esse tipo de tratamento.

Desconfie de ambientes que não sejam limpos ou com equipamentos em mau estado. Lembre-se que sua saúde deve vir primeiro e não tente economizar realizando o procedimento em qualquer lugar, pois o barato pode sair caro!

 

Quanto custa um implante dentário?

Pacientes interessados no tratamento normalmente ficam em dúvida sobre quanto custa um implante dentário. Na realidade, não há como informar um preço único que é válido para todos os pacientes, pois o total varia de acordo com diversos fatores (cirurgia, material da prótese, entre outros).

Mas é possível trabalhar com um valor médio de tratamento, que pode ser maior ou menor dependendo do caso do paciente. De maneira geral, o valor médio do implante dentário é de a partir de R $3 mil, caso utilize materiais nacionais. Se forem importados, o preço é maior.

Pode parecer um valor elevado, mas tenha em mente que é um investimento que o paciente faz em si próprio. O implante dentário melhora sua capacidade de mastigação de alimentos, reduz dor de cabeça e melhora sua autoestima e autoconfiança. Portanto, vale a pena em curto e longo prazos.

 

Implante dentário precisa de manutenção?

Sim, precisa! Não basta colocá-lo, é preciso consultar seu dentista regularmente para verificar como estão e se há necessidade de fazer algum procedimento, como limpeza ou troca de parafusos.

 

Implante dentário em São Paulo

Está em busca de uma clínica de implante dentário em São Paulo? A Odontologia Contatore tem dentistas especialistas em implantodontia, além de estrutura completa para lhe atender com máxima segurança.

Além do implante dentário clássico, os dentistas da Contatore também fazem o implante osseointegrado e próteses no mesmo dia, se adequado ao caso do paciente. Entre em contato e agende sua consulta.

 

– Leia também:
>>> Dr. Vicente falando à Globo News sobre ciência e tecnologia e inovacao: células-tronco, regeneração óssea e implantes

>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp