BLOG
29 de novembro de 2021
Compartilhe:

O que é periodontia?

Tratamentos de periodontia costumam ser comuns em clínicas de odontologia. Mas afinal, o que é periodontia? Neste artigo completo você saberá o que é, quais são os principais tratamentos e informações importantes sobre o tema. Acompanhe!

Imagem de uma mulher com o dedo na gengiva

Periodontia: o que é?

Trata-se de uma especialidade odontológica que tem como foco o tratamento de tecidos do periodonto, que são os que dão sustentação aos dentes.

Um especialista em periodontia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças periodontais, que atingem tecidos como a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal.

 

Quais são as principais doenças periodontais?

Há duas principais doenças periodontais com maior incidência entre os pacientes. A seguir, apresentamos quais são e seus principais sintomas:

 

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, geralmente causada pelo acúmulo de bactéria em volta dos dentes, formando uma placa ou biofilme que podem comprometer os dentes naturais.

A principal causa da gengivite é a má higienização bucal e esse problema normalmente se inicia de maneira sutil, tanto que pode não provocar sintoma algum no começo.

No entanto, se não for tratado, pode se agravar, gerando sintomas como vermelhidão, sangramento da gengiva, mau hálito, inchaço gengival e gosto ruim na boca.

 

Periodontite

A periodontite é uma forma severa da gengivite. Ocorre quando a inflamação da gengiva não é tratada no início e o caso evolui. Na periodontite, a placa bacteriana ataca o osso que dá sustentação aos dentes.

Quando o paciente não trata a periodontite, há uma grande possibilidade de sofrer perda óssea, retração da gengiva e perda dos dentes naturais. Daí a importância do tratamento da gengivite logo na fase inicial! Assim, evita-se que evolua para uma periodontite.

E quais são os sintomas da periodontite, especificamente? Normalmente, os mesmos da gengivite, mas de forma mais intensa. Também é possível ter impressão de dentes mais longos, descolamento da gengiva, sensibilidade ao consumir alimentos e bebidas e motilidade dentária.

 

Tratamentos para doenças periodontais

Quando a gengivite e a periodontite estão instaladas, elas demandam tratamentos para evitar complicações e avanço do quadro. Mas quais são esses tratamentos? Abaixo, você conhece os principais:

 

Tratamento para gengivite

O tratamento da gengivite pode ser realizado com uma limpeza, que eliminará a placa bacteriana e retirará o tártaro. Também há a possibilidade de fazer uma descontaminação das gengivas para tirar o biofilme que forma o tártaro.

Essa descontaminação é realizada por meio de ondas ultrassônicas aplicadas na gengiva. O próximo passo é o da lavagem da região com jato de água alcalina aquecida, com pH 10.24. Na água vão quatro antibióticos que eliminam germes e bactérias.

 

Tratamento para periodontite

O tratamento para periodontite varia de acordo com o grau de gravidade da doença e de perda óssea dental, se pequena, média, grande ou severa. Há a possibilidade de tratar com ondas ultrassônicas combinadas com jato de água alcalina aquecida e antibióticos.

Também dá para tratar com laser terapia, que é feita com aplicação de laser para ativação das células da medula óssea do paciente. Ambos os tratamentos normalmente são suficientes em 80% dos casos da doença periodontal.

Se o paciente apresentar um caso severo de periodontite, um tratamento possível é a cirurgia para enxerto celular, que também combate a perda óssea e ajuda a preservar dentes naturais.

 

– Leia também:
>>> Como funciona o tratamento com laser em perda óssea

 

Periodontite: como é feito o tratamento com enxerto celular?

O tratamento é feito com enxerto de células tiradas do sangue do paciente e reprogramadas geneticamente. Durante o período de quatro meses ocorre a maturação do enxerto, formando um gel na região de aplicação.

O gel demora mais outros quatro meses para se transformar em matriz intercelular. Nesse período, esse gel inicia um processo de mineralização e se torna um osso compacto tipo 1.

Ao final do período, o paciente consegue fazer implantes dentários, podendo repor eventuais perdas de dentes naturais, de modo a ter uma mastigação correta e um sorriso perfeito.

 

Como prevenir doenças periodontais?

Quer prevenir doenças periodontais como a gengivite e a periodontite? Então, saiba que isso é mais simples do que muitos pensam, basta fazer uma higienização correta dos dentes.

Escove os dentes após as refeições e use o fio dental regularmente, o que ajudará a evitar a formação de placas bacterianas e instalação da gengivite, que é uma doença menos grave, mas que pode evoluir para um caso mais sério de periodontite.

Se fumar, abandone o tabaco, porque possui toxinas que prejudicam todo o seu organismo, inclusive a boca, que é uma das principais partes do corpo a sofrer impactos.

Quem fuma fica mais suscetível a inflamações na gengiva e o desenvolvimento de uma doença periodontal. Se já estiver com esse problema instalado, fumar dificulta o tratamento, atrapalhando a cicatrização dos tecidos e contribuindo para a evolução da doença.

Além disso, faça consultas regulares com um dentista! Ao visitar o profissional periodicamente, ele consegue identificar eventuais problemas periodontais e tratá-los logo no seu início, evitando o agravamento do caso.

O ideal é consultar seu dentista a cada seis meses ou uma vez por ano, no mínimo. Dessa maneira, é possível garantir uma saúde bucal em dia, evitando doenças periodontais.

 

Quando procurar um periodontista?

Imagem de um homem com a mão na boca com dor de dente

Recomenda-se procurar um periodontista quando notar sinais típicos da gengivite ou periodontite. Os mais comuns são dor na gengiva, sangramento, inchaço e inflamação. Caso os identifique, procure um profissional o quanto antes.

Para conseguir notar esses sinais com maior facilidade, é importante criar o hábito de analisar dentes e gengivas regularmente, o que ajudará a identificar alterações logo no início, evitando o agravamento do problema.

Quer ter o máximo de segurança? Então, adote melhores hábitos de higiene bucal e consulte seu dentista regularmente!

 

Periodontistas em São Paulo

Está em busca de periodontistas em São Paulo? A Odontologia Contatore tem especialistas prontos para lhe atender e indicar o melhor tratamento para o seu caso!

A Odontologia Contatore realiza tratamentos de ondas ultrassônicas, laser terapia e tratamento da periodontite com enxerto celular, sempre seguindo as melhores práticas, com equipamentos atualizados e com total segurança, dando maior tranquilidade e preservando a saúde bucal do paciente. Entre em contato e agende uma consulta com nossos especialistas!

 

– Leia também:
>>> Conversa sobre check-up e novas técnicas em Periodontia no programa Vida Melhor


>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp