Odontopediatra para cuidados odontológicos na infância

Como mãe, você precisa saber que seu filho deve receber desde cedo os cuidados de um odontopediatra. Essa preocupação com o bem-estar da criança vai garantir a saúde bucal dela pelo resto da vida.

A consulta regular ao odontopediatra também é importante para se certificar de que o crescimento da maxila e da mandíbula do seu filho está normal, evitando problemas orofaciais futuros.

Odontopediatra para cuidados odontológicos na infância

Cuidados com a primeira dentição

Cuidados com a primeira dentição

O cuidado com a saúde dos dentes do seu filho começa já com a primeira dentição. E é por essa razão que recomendamos consultas regulares ao odontopediatra.

O odontopediatra vai orientar você como fazer a higiene bucal do bebê da maneira correta. Por exemplo, após uma mamada, você deve limpar a gengiva usando gaze ou lenço macio umedecido, retirando resíduos de leite materno da boca do bebê. Isso evita o acúmulo de bactérias que podem causar o “sapinho”, nome popular para a candidíase oral (causada pelo fungo Candida albicans).

Quando os dentes de leite começam a nascer, os cuidados com a saúde bucal do seu filho continuam e devem incluir hábitos de higiene para a remoção de placa e restos de alimentos entre os dentes, impedindo a proliferação de bactérias e o aparecimento de doenças como inflamação da gengiva e cáries.

Por que é importante levar
seu filho ao odontopediatra?

Por que é importante levar  seu filho ao odontopediatra?

O odontopediatra ou dentista infantil realiza avaliações periódicas na odontologia do bebê. Por exemplo, esse especialista avalia o crescimento da maxila e da mandíbula, faz exames na boca da criança para detectar a presença de germes dentários e acompanha a erupção da primeira dentição.

Como você deve saber, nas crianças a primeira dentição é de dentes de leite, num total de 20 dentes (10 superiores e 10 inferiores).

Na troca da dentição, quando começam a nascer os dentes permanentes, o odontopediatra faz a telerradiografia vertical, usando o traçado USP, que é um conjunto de exames, radiografias, fotografias intra e extra-bucais, modelos em gesso das arcadas dentárias e análises cefalométricas computadorizadas.

Para que serve o traçado USP? Para ter certeza de que o crescimento ósseo da criança corresponde à idade dela.

Quando esse crescimento está abaixo do normal, o ortodontista recomenda o uso de aparelhos móveis para ativação de crescimento maxilar e mandibular. Em seguida, é colocado o aparelho ortodôntico fixo para a orientação do suporte labial e posicionamento lingual.

Divisor

A Odontologia Contatore também é
especialista em odontopediatria

Nossos odontopediatras vão orientar você sobre a escovação, indicando os tipos de escova e o creme dental adequado. Você também receberá orientações sobre o uso da chupeta e dicas sobre alimentação saudável para seu filho.

A odontologia infantil se preocupa principalmente com a prevenção. E como mãe, você também deve ensinar seu filho a ter desde cedo hábitos saudáveis de cuidado com a saúde bucal, para prevenir problemas dentais futuros.

Em nossa clínica em São Paulo, nossos especialistas em odontopediatria vão:

  • Orientar sobre bons hábitos de higiene bucal e alimentação saudáveis.
  • Acompanhar o crescimento da maxila e da mandíbula, para identificar e tratar qualquer anomalia.
  • Planejar e realizar tratamentos ortodôntico precoces, quando necessário.
  • Auxiliar mães e pais sobre como manter a saúde bucal de seus filhos.

Odontologia do bebê

Odontologia do bebê

Na odontologia do bebê, conseguimos determinar se o crescimento craniofacial está em equilíbrio.

Nas consultas, o odontopediatra busca identificar, por exemplo, se existe crescimento desordenado do ossos da face do bebê que possam comprometer a saúde bucal e a estética facial dele.

Uma preocupação especial do odontopediatra é com o uso de chupeta pelo bebê. Caso a chupeta não seja adequada, o odontopediatra irá recomendar a troca, para evitar que o crescimento ósseo da face da criança seja comprometido.

O mesmo ocorre com o hábito do bebê de chupar o dedo, já que isso também interfere na harmonia do crescimento craniofacial da criança. Ou ainda o padrão de respiração dela: se bucal, nasal ou ambos. Alterações nesse padrão também podem comprometer o crescimento dos ossos da face.

Por fim, o odontopediatra faz um exame para saber se o bebê apresenta dificuldade respiratória por coriza ou secreção no nariz devido a uma alergia. Uma causa possível da alergia pode ser deficiência no sistema imune da criança.

Agende sua consulta

Agende sua consulta

Agende sua consulta, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp