BLOG
3 de março de 2022
Compartilhe:

Prótese protocolo e prótese overdenture: descubra a diferença

A prótese protocolo e a prótese overdenture são alternativas que podem ser sugeridas pelo dentista ao realizar um implante dentário, mas qual a diferença entre ambas?

Imagem de comparação entre próteses do tipo protocolo e overdenture

Para ajudar a esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, preparamos este texto completo. Continue a leitura e saiba mais sobre prótese, protocolo e overdenture, bem como sobre implantes dentários!

 

O que é implante dentário?

O implante dentário é um procedimento odontológico que tem como foco tratar a perda de dentes naturais. O implante em si é uma estrutura metálica que é colocada no osso maxilar abaixo da gengiva.

Essa estrutura, que é comumente chamada de pino e é feita de titânio, assume o papel da raiz do dente natural, tanto que é sobre ela que a prótese é montada.

Um detalhe importante: os implantes são confeccionados com titânio porque é um material biocompatível. Portanto, possui baixa reatividade e maior estabilidade, sem risco de rejeição pelo corpo.

 

Qual a diferença entre implante dentário e prótese?

Muitos pacientes costumam confundir implante dentário com prótese, mas na realidade, são coisas diferentes. Como você viu acima, o implante é uma estrutura metálica que substitui a raiz do dente natural.

A prótese, por sua vez, é utilizada para substituir o dente natural. Pode ser feita em resina ou porcelana e é a peça que se assemelha ao dente, ficando visível e ajudando a conquistar um sorriso perfeito.

 

Prótese protocolo e prótese overdenture: qual a diferença?

Há dois tipos principais de prótese dentária, o protocolo e a overdenture. Embora a finalidade de ambas seja a mesma, a de repor os dentes naturais, elas são diferentes.

A prótese protocolo é a tradicional e é fixa, sendo parafusada sobre os implantes. Já a prótese overdenture é móvel, contando com um sistema de encaixe que a mantém presa.

O grande diferencial é que o paciente consegue tirar a prótese overdenture durante a higienização bucal. Isso não é possível com o protocolo, porque ela é fixa e parafusada sobre os implantes.

Justamente por isso a higienização por baixo da prótese, protocolo e demais processos de manutenção devem ser feitos apenas em consultório pelo dentista.

Na prótese overdenture não há necessidade de fazer vários implantes, normalmente a média é de 2 a 6. Existem dois tipos de overdenture, que variam de acordo com o sistema de fixação.

Um deles é a prótese overdenture barra clip, na qual uma barra faz a união entre os implantes e a prótese traz um clipe de plástico que se encaixa nessa barra.

Outro tipo é a prótese overdenture o’ring, que utiliza um tipo de borracha para fixação da prótese na boca do paciente, garantindo um resultado mais seguro.

 

Prótese de resina ou porcelana?

Sua prótese dentária pode ser feita em resina ou em porcelana. Quando o paciente pode escolher entre esses dois materiais, é comum ter dúvida de qual é o mais adequado.

Neste caso, deve-se considerar as características de cada material para escolher o perfeito para seu perfil. A resina, por exemplo, se destaca por ter baixo custo. No entanto, sua durabilidade é baixa, especialmente em comparação à porcelana.

Além disso, a resina é um material que tende a ficar poroso com o passar do tempo, por isso pode ser mais suscetível a manchas e a ficar com cheiro ou gosto específico.

A porcelana, por sua vez, tem maior durabilidade do que a resina. Além disso, sua aparência é muito mais próxima a de um dente natural, mas conta com a desvantagem do preço maior.

Uma das dicas que pode lhe ajudar a escolher entre os dois materiais é consultar seu dentista para saber qual seria o melhor para o seu caso. Se quiser uma prótese de porcelana, encare como um investimento feito em longo prazo em seu sorriso.

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

 

Como é feito o implante dentário?

Quem deseja tratar a perda de dente natural normalmente costuma ter dúvida de como é feito implante dentário. Na realidade, esse é um tratamento com diversas etapas. A seguir, você conhece quais são elas:

 

  1. Consulta de avaliação

Trata-se da etapa inicial em que o dentista faz um diagnóstico do paciente para saber qual a melhor abordagem a ser adotada. Além disso, o profissional pode solicitar exames para avaliar a qualidade óssea e necessidade de enxerto.

Depois de coletar e analisar todas as informações, o dentista escolhe como proceder. Em alguns casos, pode indicar a realização de tratamentos específicos antes da colocação do implante, para garantir a saúde bucal total.

 

  1. Colocação do implante dentário

Etapa em que o paciente passa por uma cirurgia para colocação do implante dentário. Trata-se de um procedimento rápido, que pode ser feito em consultório com anestesia local.

 

  1. Elaboração da prótese

É nesta etapa que a prótese é elaborada de maneira personalizada ao cliente. Tem-se um grande cuidado para garantir a qualidade da prótese e a naturalidade, bem como a compatibilidade com dentes ao redor e o antagonista.

 

  1. Colocação da prótese dentária

Depois da recuperação e da elaboração da prótese, chega o momento de colocá-la. Esta é a última etapa do tratamento e é quando há a reabilitação do sorriso.

Um detalhe importante: é possível pular etapas ao fazer o implante osseointegrado e prótese no mesmo dia, mas não é todo paciente que está apto a realizar essa alternativa. 

O dentista precisa certificar que o paciente tem gengiva saudável e osso maxilar para sustentar o implante, portanto, depende muito do perfil. Para saber se você é elegível, consulte um dentista.

 

Quanto custa um implante dentário?

O preço do implante dentário pode variar de acordo com diferentes fatores, como materiais utilizados, tipo de prótese, entre outros. Por isso, não é impossível informar um valor único válido para todos os pacientes. Para ter um orçamento preciso de quanto custa um implante dentário, consulte um dentista.

 

Clínica de implante dentário em São Paulo

A Odontologia Contatore é a clínica de implante dentário em São Paulo perfeita para lhe atender! Contamos com uma equipe de especialistas em implantes, além de uma estrutura completa e moderna para realizar procedimentos. Aproveite para agendar sua consulta!

 

– Leia também:
>>> Perda óssea dental: causas, tratamento e tudo o que você precisa saber!

>>> Dr. Vicente falando à Globo News sobre ciência e tecnologia e inovacao: células-tronco, regeneração óssea e implantes

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp