A missão do endodontista é preservar o dente natural. A Endodontia, como especialidade odontológica, faz a prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções na polpa dentária.
A polpa é parte mais interna dos dentes e está localizada entre a dentina e a raiz dos dentes. Por ser formada de nervos e vasos sanguíneos, essa região é muito sensível. Quando é atacada por uma infeção, o resultado é dor e incômodo para comer e beber. Mas infecções e inflamações da polpa dental podem também levar à perda do dente.
Existem vários tratamentos endodônticos, além do mais conhecido tratamento de canal.
A polpa dental é, como dissemos, a parte vital do dente e é composta por células, vasos sanguíneos e nervos. O tratamento endodôntico da polpa é também conhecido como “tratamento de canal”. Mas, no dia a dia, o endodontista trata de várias condições clínicas que afetam a polpa do dente, como as pulpites (inflamação da polpa dentária).
Essas pulpites podem ir de quadros mais leves decorrentes de cáries profundas a condições mais graves com a pulpite irreversível.
É possível fazer o tratamento de canal em uma única sessão com a biopulpectomia, uma técnica segura e que também preserva a vitalidade do coto pulpar.
A técnica da biopulpectomia foi desenvolvida na Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara pelo Prof. Doutor Mário Leonardo, um dos maiores especialistas em endodontia do Brasil e autor de vários livros.
O endodontista abre o canal e faz a aplicação de hidróxido de cálcio para tratar infecções no coto pulpar.
Com essa técnica, é possível preservar a vitalidade do coto pulpar.
Outra técnica usada pelo endodontista para tratar canais infeccionados é a necropulpectomia. Ao contrário da biopulpectomia, necropulpectomia não mantém a vitalidade do coto pulpar. E, dependendo do grau de infecção do dente, é feita em várias sessões.
Na Odontologia Contatore nossos especialistas realizam diversos tratamentos endodônticos, entre eles:
Cárie profunda e tratamento de canal: cárie profunda é a inflamação da polpa e geralmente causa dor muito forte. A pessoa sente dor mesmo quando não ingere bebida quente ou fria. É uma dor latejante e contínua.
Necrose pulpar: é a morte da parte viva do dente (a polpa). Se não tratada, a necrose pulpar pode levar à formação de abcessos (com inchaço da região e acúmulo de pus). Em casos mais graves, pode causar lesões endo-periodontais severas. O especialista em tratamento de canal também trata a necrose pulpar.
Fraturas dentárias (ou traumatismos dentários): é mais frequente em crianças e adolescentes. As lesões traumáticas dentárias mais comuns são as fraturas no esmalte do dente. Mas também podem ser mais graves com a perda definitiva de um ou mais dentes.
Aproveite para fazer seu tratamento na clínica odontológica que é referência no Brasil. Além disso, conheça algumas nossas outras especialidades:
Tratamento de perda óssea dentária;
Periodontia;
Implantes dentários;
Cirurgias;
Ortodontia;
Estética orofacial;
Odontopediatria.
Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco!
Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.