Tratamento deGengivite e periodontite com quem mais entende do assunto

Quando o assunto é doença periodontal, o Dr. Contatore é um dos maiores especialistas do Brasil.

Com doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos,  Dr. Contatore pesquisa as doenças periodontais há mais de 30 anos. Ele combina estudos em Biologia Molecular, Ciência Genômica e Citogenética para oferecer aos seus pacientes o melhor tratamento para gengivite e periodontite, as duas principais doenças periodontais.

Gengivite e periodontite com quem mais entende do assunto

Quais são as causas das doenças periodontais

A Periodontia trata as doenças que atingem as estruturas do periodonto. E nossa equipe de dentistas especialistas em gengivite e periodontite está preparada para tratar desde casos mais simples até aqueles que exigem intervenção cirúrgica e enxerto celular para tratar perda óssea severa.

Mas quais são as causas das doenças periodontais?

O dente fica em um estrutura composta por gengiva, osso e ligamentos que recebe o nome de periodonto.

A falta de higiene bucal adequada está na origem das doenças periodontais. Se a pessoa não escova os dentes regularmente nem usa fio dental, isso leva ao acúmulo da placa bacteriana. E a placa é a principal causa das doenças periodontais.

Chamamos de gengivite a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana. Os principais sintomas da gengivite são gengivas vermelhas, sangramento gengival e mal hálito.

A gengivite é reversível e, tratada precocemente, não deixa danos permanentes.

Mas, quando não tratada no início, a gengivite pode evoluir para sua forma mais severa, a periodontite. Nessa fase, a placa bacteriana ataca o osso que sustenta os dentes. Se nada for feito para tratar a periodontite, a pessoa pode sofrer perda óssea, retrações gengivais e até a perda dos dentes.

Como são tratadas as doenças periodontais

O melhor tratamento para a gengivite é a prevenção com hábitos saudáveis de higiene bucal.

Quando já está instalada, o tratamento da gengivite pode ser feito com a limpeza para combater a placa bacteriana e retirar o excesso de tártaro.

Na Odontologia Contatore, tratamos a gengivite fazendo a descontaminação das gengivas para retirar o acúmulo de biofilme que forma o tártaro, aplicando ondas ultrassônicas nas gengivas do paciente. Em seguida, lavamos a região com jato de água alcalina (pH 10.24) aquecida. Junto com a água, vão quatro antibióticos que miram os patógenos (germes e bactérias que causam a inflamação da gengiva) e os eliminam.

O tratamento da periodontite também vai depender do gravidade da doença e do grau de perda óssea dental do paciente: pequena, média, grande ou severa.

Na periodontite, a placa bacteriana libera toxinas na forma de enzima ácida, infeccionando a região do periodonto (o tecido de suporte dental que inclui o ligamento periodontal e o osso) e produzindo, com o tempo, a perda óssea. Ou seja, a infecção do periodonto leva à perda do tecido que sustenta o dente.

Os especialistas em periodontia da Odontologia Contatore tratam a periodontite com três procedimentos:

  • Ondas ultrassônicas combinadas com jato de água alcalina (pH 10.24) aquecida e antibióticos.
  • Laser terapia, que consiste na aplicação de laser para ativar as células da medula óssea do paciente.

Esses tratamentos são eficazes em 80% dos casos de periodontite tratados em nossa clínica.

  • Cirurgia para enxerto celular, procedimento indicado nos casos mais severos de periodontite e que trata a perda óssea.
Divisor

Como funciona o tratamento da
periodontite com enxerto celular

Como funciona o tratamento da  periodontite com enxerto celular

Nesse procedimento, fazemos o enxerto celular com células tiradas do sangue do paciente e geneticamente reprogramadas.

A maturação do enxerto em geral leva quatro meses, período durante o qual forma-se um gel na região. Esse gel, por sua vez, precisará de outros quatro meses para se transformar em uma matriz intercelular. Nesse tempo, o gel vai passar por um processo de mineralização e virar osso compacto tipo 1. Isso permitirá fazer implantes dentários no paciente.

Agende sua consulta

Agende sua consulta

Agende sua consulta, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp