A técnica de regeneração óssea por enxerto celular foi desenvolvida pelo Dr. Contatore. Depois de anos de pesquisa e combinando conhecimentos de Biologia Molecular, Ciência Genômica e Citogenética, Dr. Contatore se tornou um dos maiores especialistas no Brasil em perda óssea dental.
A perda óssea dental é mais comum do que você pode imaginar e é resultado do desgaste do osso ao redor dos dentes. Essa estrutura, chamada de osso alveolar, dá sustentação aos dentes. Junto com o periodonto, ela forma os tecidos que revestem e envolvem o dente.
Embora preocupante, a perda óssea dentária tem tratamento. Mas antes, vamos saber o que pode causá-la.
Existem diversas causas para a perda óssea dentária e uma delas é a doença periodontal. Mas é possível também que o desgaste aconteça naturalmente à medida que a pessoa vai envelhecendo.
A deterioração do periodonto é o que chamamos de doença periodontal. Mas tudo começa com uma gengivite, que é a inflamação das gengivas. Na maioria das vezes, a causa da gengivite é a higiene bucal inadequada, com o acúmulo de placa bacteriana, tártaro e bactérias ao redor e sob as gengivas. A pessoa, então, apresenta gengivas avermelhadas, sangramento e mau hálito, que são os principais sintomas da doença periodontal.
Nesse estágio, o periodonto vira alvo das bactérias. Esse tecido, que fica entre os dentes e a mandíbula, é que dá suporte ao dente, como dissemos antes. Quanto mais as bactérias destroem o periodonto, maior é o risco da pessoa perder os dentes.
O tratamento da perda óssea dentária começa com a identificação da sua causa. Por exemplo, se a perda se deve à doença periodontal, fazemos uma limpeza minuciosa e receitamos, caso necessário, anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais.
Quando essas ações são insuficientes para acabar com o problema, recomendamos a realização de uma pequena cirurgia nas áreas da gengiva e do osso mais atingidas pela infecção. Com isso conseguimos retardar o avanço da doença periodontal, sem contudo tratar a perda óssea dentária propriamente.
Já o tratamento do osso desgastado pode ser feito de duas maneiras: enxertos ósseos comuns e a técnica de regeneração óssea com enxerto de células, desenvolvida pelo Dr. Contatore em anos de pesquisa e combinando seus conhecimentos de Biologia Molecular, Ciência Genômica e Citogenética.
Nessa técnica, células somáticas são retiradas do sangue do paciente e passam por uma reprogramação gênica, transformando-as em células tronco pluripotentes induzidas (ou IPS, do inglês induced pluripotent stem cells).
Logo que o enxerto celular é feito debaixo da gengiva, fatores de crescimento aceleram a multiplicação de novas células, formando a matriz orgânica óssea. Dessa maneira, o tratamento da perda óssea dentária estará concluído em até seis meses e o paciente pode, por exemplo, realizar um implante.
Dr. Contatore é o maior especialista no Brasil no tratamento de perda óssea dentária. Sua clínica em São Paulo (capital) já realizou mais de 40 mil implantes e tratou pessoas do Estado de São Paulo, Brasil, Europa e EUA. Ligue e agende uma consulta com Dr. Contatore.
Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.