BLOG
4 de agosto de 2022
Compartilhe:

Saúde bucal infantil: entenda a importância do cuidado com os primeiros dentes

Saiba quando começar a levar as crianças ao odontopediatra.

O que você vai encontrar neste artigo:

Dar uma atenção especial à saúde bucal infantil é muito importante para evitar problemas logo cedo. No entanto, não são todos os pais que sabem como proceder para garantir a saúde bucal de seus filhos.

Este é o seu caso? Então, continue a leitura e entenda a importância da saúde bucal e dos cuidados com os primeiros dentes, e saiba como realizá-los!

Imagem menina recebendo orientações da dentista em consultório

A importância dos cuidados com os primeiros dentes

Os cuidados com os primeiros dentes são essenciais para evitar o surgimento de doenças e problemas bucais. Assim, contribui-se para que as fases de desenvolvimento bucal infantil ocorram sem complicações.

A boca é uma estrutura complexa e um ambiente propício ao aparecimento de microrganismos, como as bactérias, que podem causar cáries. 

Quando se adota cuidados desde cedo, é possível evitar problemas, além de estimular a criança a se importar com sua saúde bucal, adquirindo hábitos que se estenderão por toda a sua vida.

Fases de desenvolvimento bucal 

Ao todo, são três as fases de desenvolvimento bucal infantil, sendo a dentição decídua a inicial. É quando os dentes de leite estão na boca da criança e ocorre do bebê recém-nascido até os três anos de idade, em média.

Depois vem a fase de dentição mista, que é quando se inicia a troca de dentes de leite pelos permanentes e se tem os dois tipos na boca. A queda dos dentes de leite começa a partir dos seis anos e se estende até os doze, aproximadamente.

Por fim, vem a fase da dentição permanente, que é o estágio final do desenvolvimento bucal. Neste caso, a criança não tem mais dentes de leite, que são substituídos pelos permanentes, que continuarão por toda a vida.

 

Leia também:
>>> Odontopediatria: saiba mais sobre essa especialidade!

Quais são os problemas bucais mais comuns na infância?

Existem doenças bucais que podem acometer as crianças se não houver um cuidado especial com a saúde da gengiva e dos dentes. E quais são esses problemas? A seguir, listamos os mais frequentes:

Cáries

As cáries são áreas danificadas permanentemente nos dentes, deixando pequenos buracos. Elas podem ser causadas por bactérias, que produzem um ácido que destrói o esmalte dos dentes após consumir restos de alimentos, sobretudo o açúcar.

É por isso que a higienização, principalmente a escovação, é fundamental. Ela ajuda a remover restos de alimentos e reduz o risco de surgimento de cáries, que podem aparecer tanto nos dentes de lente quanto nos permanentes.

Sem tratamento, a lesão provocada pela cárie pode progredir, gerando dor e sensibilidade no dente. Caso a infecção avance ainda mais, há o risco de inflamação na gengiva, formação de abscessos, perda de dente e comprometimento dos ossos da região.

O tratamento da cárie é feito por meio da remoção do tecido infectado e posterior restauração com resina. No entanto, essa é somente uma das alternativas de tratamento. Se o caso for mais complexo, pode ser que o dentista indique outro procedimento.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, problema normalmente causado pela má higiene oral. Quando não é tratada, pode evoluir para casos mais graves, levando à perda do dente.

Os principais sintomas da gengivite são gengiva inchada e retraída, sensibilidade na região e sangramento. O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro, mas somente em casos mais simples. 

Dentes desalinhados

Esse problema não está diretamente ligado aos cuidados, pois ocorre quando os dentes da criança nascem desalinhados. Mesmo assim, exige atenção dos pais, porque pode ser que a criança tenha dificuldade para mastigar ou falar por conta da má oclusão.

O tratamento ortodôntico, com uso de aparelhos, é o mais indicado para alinhar os dentes. Leve seu filho a uma consulta com um especialista em odontologia infantil para receber a indicação do aparelho adequado.

Quais são os cuidados com os primeiros dentes?

Os cuidados com os primeiros dentes da criança envolvem priorizar a escovação, desenvolvendo esse hábito diariamente. A escovação deve começar assim que nascerem os primeiros dentes de leite, sempre de acordo com a indicação do dentista infantil.

Esse é um processo importante, pois o dente de leite também demanda cuidados. Caso surjam problemas nele, há o risco de afetar os dentes permanentes que ainda estão em formação.

Quando não se cuida dos dentes de leite, pode acontecer um atraso na erupção dos permanentes, que nascem no tempo errado. Além disso, existe a possibilidade de que nasçam numa cor diferente, com defeito no esmalte, sendo mais quebradiço e enfraquecido.

No que se refere aos cuidados na fase de dentição mista, que é quando a criança possui dentes de lente e permanentes na boca, ela já pode realizar a escovação sozinha, com supervisão de um adulto. Também já é possível usar o fio dental.

Um detalhe importante: recomenda-se a escovação após cada refeição. Caso isso não seja possível, faça a higienização duas vezes por dia, no mínimo, sendo uma delas antes de a criança dormir.

Quando deve ser a primeira consulta com o dentista?

Uma das principais dúvidas dos pais é quando levar a criança ao dentista. As consultas podem ser iniciadas ainda quando o bebê não possui dentes de lente, para receber orientações sobre como proceder com a saúde bucal infantil.

Caso não faça consultas nesse período, a recomendação geral é que leve a criança ao dentista quando nascerem os primeiros dentes de leite. O especialista em atendimento de crianças é o odontopediatra, portanto, tente agendar uma consulta com esse profissional.

Contar com o suporte de especialistas em odontopediatria é fundamental para garantir a saúde bucal infantil, tendo conhecimento sobre as melhores técnicas para evitar problemas. Dessa forma, minimiza-se o risco de doenças e a criança cresce satisfeita com seu sorriso.

Imagem menina sorrindo enquanto é atendida pela dentista

Mas onde encontrar odontopediatras em São Paulo? A Odontologia Contatore é o lugar perfeito, contando com uma equipe de odontopediatras experientes para atender seu filho. 

Os especialistas em odontopediatria da Contatore orientam os pais e a criança sobre bons hábitos de higiene bucal, acompanham o crescimento da maxila e mandíbula para identificar previamente anomalias, realizam tratamentos ortodônticos e auxiliam os pais em cuidados de saúde bucal infantil.

 

Leia também:

>>> Entenda tudo sobre o tártaro

>>> Quais os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp