BLOG
14 de dezembro de 2021
Compartilhe:

Clareamento dental: tudo o que você precisa saber!

O clareamento dental é um aliado para conquistar o sorriso perfeito! Esse tratamento odontológico estético é responsável por remover manchas e a tonalidade amarelada dos dentes, deixando-os claros e numa cor uniforme.

Quer fazer esse tratamento, mas não o conhece detalhadamente? Então, este artigo é perfeito para você! Confira este guia completo que preparamos sobre clareamento dental e saiba tudo sobre esse tratamento estético odontológico.

Imagem de uma mulher sorrindo com metade dos dentes amarelados e a outra metade com clareamento dental

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento de odontologia estética que tem como finalidade igualar o tom dos dentes naturais, removendo manchas e a cor amarelada.

É uma alternativa para ter dentes perfeitos e para recobrar a autoestima, conseguindo sorrir e se expressar com maior segurança em situações sociais e profissionais.

 

Como funciona o clareamento dental?

Uma das principais dúvidas de pacientes é como funciona o clareamento dental. Este tratamento usa como ativo clareador o peróxido de hidrogênio, que é responsável por romper moléculas de pigmentos do esmalte dos dentes, possibilitando removê-las. Também há casos de uso do peróxido de carbamida para clareamento.

A escolha do ativo ideal cabe ao dentista, que analisará o caso do paciente e escolherá aquele que é mais adequado. Em algumas situações, o profissional pode combinar o uso de gel clareador e de tecnologias como o laser, para atingir melhores resultados.

 

Tipos de clareamento dental

Existem quatro tipos de clareamento dental e cabe ao dentista indicar a melhor alternativa para o paciente. A seguir, apresentamos quais são esses tipos:

 

Clareamento dental caseiro

Trata-se de um clareamento dental com moldeira de silicone e gel de peróxido de hidrogênio ou carbamida. É só aplicar o gel na moldeira e encaixá-la nos dentes, deixando-a pelo período indicado pelo dentista.

Um dos principais diferenciais dessa alternativa em relação a outros tipos de clareamento dental é que o resultado demora um pouco para aparecer, normalmente em torno de três semanas.

Por isso, o clareamento dental caseiro costuma ser indicado para pacientes que não têm pressa para ver o resultado e que preferem a comodidade de realizar o tratamento em casa.

 

Clareamento dental em consultório

Trata-se de um procedimento feito com aplicação de gel de peróxido de carbamida ou hidrogênio em consultório pelo próprio dentista. Neste caso, o ativo clareador possui uma concentração maior, o que ajuda a ter resultados num prazo mais curto.

No clareamento feito em consultório, o dentista usa um material específico para proteger a gengiva do paciente e então aplica o gel nos dentes, deixando-o por cerca de uma hora, de acordo com a concentração do produto.

Um detalhe importante: em alguns casos, pode ser que o dentista recomende a realização do clareamento em consultório e caseiro ao mesmo tempo. Esta técnica é chamada de clareamento dual e normalmente é indicada para quem tem pressa em ver resultados.

 

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser é feito em consultório, com aplicação de gel de peróxido de hidrogênio e lazer. Esta tecnologia faz com que o gel tenha sua permeabilidade aumentada, acelerando o clareamento e resultados.

É justamente por isso que dá para notar um resultado visível de clareamento em duas a três sessões quando se utiliza o laser. No entanto, essa alternativa costuma causar um leve incômodo nos dentes, sensação que dura algumas horas. Além disso, ela costuma ter um preço um pouco maior do que os demais tipos de clareamento.

 

Clareamento por luz ultravioleta

Trata-se de um clareamento semelhante à versão feita com laser, com o diferencial de utilizar luz ultravioleta para potencializar o efeito do gel. Esta é uma alternativa interessante para quem sofre com sensibilidade nos dentes, ajudando a amenizar esse efeito após o clareamento.

Assim como acontece com o clareamento a laser, o que utiliza luz ultravioleta entrega excelentes resultados de duas a três sessões.

 

Clareamento dental: quais são as contraindicações?

O clareamento dental é um procedimento contraindicado para pacientes específicos. A seguir, indicamos quais são os principais casos:

  • Gestantes;
  • Pessoas com acúmulo de placas bacterianas e tártaro;
  • Pacientes com inflamações no tecido gengival ou retrações extensas;
  • Aqueles que possuem restaurações extensas;
  • Pessoas alérgicas a um dos componentes utilizados no tratamento.

 

– Leia também:
>>> Estética Dental – alguns aspectos

 

Clareamento dental dói?

Uma das principais preocupações de quem nunca fez o tratamento é se clareamento dental dói? Na realidade, ele pode causar um incômodo porque deixa os dentes sensíveis.

Mas, esse é um efeito temporário que tende a desaparecer poucas horas após a realização do procedimento ou em poucos dias. O importante é sempre acompanhar o grau de sensibilidade e seguir as recomendações de seu dentista.

 

Quanto tempo dura o clareamento dental?

A duração do clareamento dental depende muito dos cuidados que o paciente tem em casa para a manutenção dos resultados. Mas, de maneira geral, é comum que o clareamento dure de um a dois anos.

Para isso, é importante que o paciente faça a higiene bucal corretamente e evite o consumo de alimentos e bebidas que podem manchar os dentes. Também se recomenda abandonar o tabagismo.

O paciente deve consultar o dentista regularmente para verificar se está tudo certo com sua saúde bucal, para evitar o surgimento de novas manchas. Quanto mais cuidadoso for, por mais tempo conseguirá manter os dentes livres de manchas e da tonalidade amarelada.

 

Quanto custa o clareamento dental?

Uma das principais dúvidas de pacientes é quanto custa clareamento dental. Na realidade, o preço varia bastante de acordo com o caso do paciente. Se optar por fazer o clareamento caseiro, certamente pagará menos.

O clareamento em consultório costuma ter preço sutilmente maior, enquanto o com laser e luz ultravioleta normalmente são mais caros. 

No final das contas, tudo depende de suas necessidades no momento. Se a ideia for economizar e não tiver pressa em ver os resultados, o clareamento caseiro é uma boa opção. Caso tenha pressa, os clareamentos em consultório, com laser e luz ultravioleta são as melhores alternativas.

 

Clareamento dental é no Instituto Contatore

Imagem de uma menina no dentista se olhando no espelho

O Instituto Contatore é a clínica de odontologia perfeita para você fazer seu clareamento dental! O consultório possui uma equipe de dentistas especialistas prontos para lhe atender, realizando um tratamento de qualidade superior. Agende uma consulta agora mesmo!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Aparelho ortodôntico estético: como escolher o melhor?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp