BLOG
27 de junho de 2022
Compartilhe:

Como cuidar dos dentes no inverno?

Há quem pense que o inverno não exige cuidados especiais com os dentes, mas não é bem assim que funciona. Basta reparar que é mais comum sentir os dentes mais sensíveis nessa época do ano.

Não é para menos, afinal, a temperatura do corpo humano é entre 36º e 37º C, enquanto a do ambiente pode variar de 10º a 15º C no inverno. Ao falar, os dentes e gengiva entram em contato com esse ar mais frio, o que pode causar sensibilidade e dor.

Imagem de uma mulher escovando os dentes

Daí a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde bucal no inverno. Assim, é possível evitar problemas e incômodos típicos que ocorrem nessa estação. Mas, afinal, como cuidar dos dentes no inverno? A seguir, damos dicas especiais para isso. Acompanhe!

 

Use cremes dentais para dentes sensíveis

Notou sinais de sensibilidade nos dentes? Uma dica de cuidados no inverno e a saúde bucal é o uso de cremes dentais específicos para combater a sensibilidade.

Esses produtos podem amenizar o problema ou eliminá-lo, dependendo do grau de sensibilidade. Utilize-os em todas as escovações, para ter um melhor resultado em longo prazo.

E como saber qual creme dental é a melhor alternativa para o seu caso? Só há uma forma de saber: por meio de uma consulta com um dentista! 

O profissional analisará seus dentes e gengiva, bem como colherá informações sobre sintomas, conseguindo indicar um creme que seja mais adequado para o seu caso.

 

Escove os dentes de maneira correta

A escovação é essencial para manter os dentes e gengiva limpos, minimizando o risco de ter cáries, gengivite, entre outros problemas de saúde bucal. No entanto, não é todo mundo que sabe fazê-la corretamente.

Este é o seu caso? Então, saiba que o combo escovação e fio dental é fundamental. Ele deve ser utilizado em todas as higienizações, para garantir uma limpeza adequada. Outro cuidado é fazer movimentos circulares e de cima para baixo, bem como escovar a língua, para remover restos de alimentos.

Durante todo esse processo, deve-se ter o cuidado de não pesar a mão, ou seja, não colocar força. Dessa forma, dá para evitar machucados e retrações na gengiva, problemas que podem causar dor e sensibilidade, principalmente na temporada mais fria do ano.

 

Use uma escova de dentes com cerdas macias

A escova com cerdas macias é um item que faz toda a diferença quando se fala em cuidar dos dentes e saúde bucal. O motivo disso é simples: se tiver o costume de pesar a mão durante a higienização, uma escova com cerdas macias evita ferimentos na gengiva.

A dica geral é que a escova combine cerdas macias e em alta densidade, pois essa alternativa é mais suave, promovendo uma limpeza delicada e eficaz. Em caso de dúvida sobre qual a melhor escova para você, consulte um dentista para ter uma recomendação.

 

Escove os dentes com água morna

A água que sai da torneira está muito, muito fria? Se utilizá-la durante a escovação pode ser que sinta uma sensibilidade maior nos dentes. Para evitar esse problema, recomenda-se escovar os dentes com água morna, que é uma temperatura mais agradável. 

Somente tome o cuidado de não esquentar a água demais, senão há o risco de provocar queimaduras. Se o líquido superaquecer, coloque um pouco mais de água em temperatura ambiente no recipiente até que fique morno.

 

Use enxaguantes bucais específicos

Existem enxaguantes bucais específicos que têm ativos protetores de superfícies do esmalte e dentina. Como resultado, reduzem a sensibilidade e o risco de desenvolver problemas bucais.

O ideal é escolher os que são mais suaves e livres de álcool. Em caso de dúvida sobre qual a melhor alternativa, consulte seu dentista para ter uma recomendação do enxaguante bucal perfeito, inclusive para saber se o produto é ideal para seu caso.

 

– Leia também:
>>> Mau hálito

 

Trate a sinusite

A sinusite é um problema comum durante o inverno ou alterações bruscas de temperatura. Trata-se de uma doença que é uma inflamação dos seios paranasais, abrangendo também o seio maxilar onde estão as raízes dos dentes molares e pré-molares.

É justamente por isso que quando a sinusite aparece alguns pacientes sentem dor de dente. O tratamento da sinusite é essencial, o que contribuirá para evitar esse sintoma, bem como para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

O tratamento para sinusite é relativamente simples e costuma ser feito com medicamentos para alívio da dor, descongestionantes nasais e lavagem nasal. Em casos crônicos, pode ser necessário o uso de antibióticos. Consulte um especialista, como o otorrinolaringologista, para lhe auxiliar.

 

Cuidado com sua alimentação

Existem alimentos e bebidas que podem provocar a corrosão do esmalte dos dentes e o enfraquecimento dentário, bem como manchas no dente e cáries. Por isso, recomenda-se evitá-los ou reduzir seu consumo.

E quais são esses alimentos e bebidas, especificamente? Entre os principais estão os refrigerantes e sucos industrializados, frutas ácidas, café, entre outros. Se gostar de fazer o consumo frequente desses alimentos e bebidas, a dica é aguardar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes e então fazer a higienização.

Como a escovação também é um processo abrasivo, realizá-la após o consumo desses alimentos e bebidas pode acentuar o desgaste dos dentes, principalmente se não souber realizar esse processo corretamente.

Mesmo assim, é importante realizá-la para manter dentes e boca limpos, bem como para evitar o risco de manchas. Lembre-se que corantes naturais e sintéticos podem se depositar na superfície dos dentes, causando marcas difíceis de serem removidas.

 

Consulte seu dentista regularmente

Imagem de uma mulher fazendo uma consulta no dentista

A consulta ao dentista feita de maneira regular é importante! Nela, o profissional analisa a saúde bucal do paciente, identifica e trata eventuais problemas, bem como orienta o paciente sobre como cuidar dos dentes

A indicação geral é visite o consultório odontológico duas vezes ao ano ou uma vez, no mínimo. O profissional lhe informará a periodicidade correta, de acordo com seu caso. 

Ao realizar essas consultas dá para garantir a saúde bucal e tratar eventuais problemas logo no seu início, evitando procedimentos complexos e complicados. Por isso, não abra mão de realizar a consulta!

 

– Leia também:
>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!

>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp