VOCÊ ESTÁ EM: HOME » Como funciona um implante dentário?
O implante dentário é a forma mais eficaz de tratar a perda de dentes naturais. Ao realizá-lo, o paciente consegue se livrar de desconfortos ao mastigar, além de melhorar sua autoestima, passando a ter um sorriso perfeito.
Tem vontade de fazer o implante de dentes, mas não sabe como ele funciona? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Confira e saiba como é feito o implante dentário!
Normalmente, o implante dentário é composto por três etapas principais: consulta de avaliação pelo dentista, a cirurgia para colocação do implante e a colocação da prótese dentária, que é o dente artificial.
A consulta de avaliação é a primeira etapa do tratamento, na qual o dentista faz uma análise detalhada da saúde bucal do paciente e indica o implante, se necessário.
Nessa etapa, o dentista estabelece a melhor abordagem considerando o caso do paciente e também pode pedir a realização de exames, como a tomografia, para avaliar a qualidade óssea.
Se tiver ossos finos ou fracos, por exemplo, pode recomendar o enxerto ósseo para conseguir realizar os implantes. Esse enxerto é uma espécie de reforço da estrutura óssea e viabiliza todo o tratamento.
Caso identifique algum problema de saúde bucal, o dentista indica o tratamento antes de realizar o implante. Pode ser que seja preciso tratar alguma doença gengival, por exemplo, ou realizar um tratamento ortodôntico para alinhamento de dentes naturais que restaram.
Há a possibilidade de fazer implante dentário total (de todos os dentes naturais) ou parcial (de parte dos dentes naturais).
É a segunda etapa do tratamento, que consiste na colocação do implante dentário no osso maxilar abaixo da gengiva. Esse implante é feito de titânio, que é um material inerte.
Na prática, isso quer dizer que o organismo não o reconhece como um corpo estranho e não rejeita o material. Como resultado, tem-se uma integração entre osso e implante perfeita.
De modo geral, a cirurgia para colocação do implante dentário é feita entre 30 e 40 minutos com anestesia local. Há a possibilidade de realizá-la em consultório ou hospital, dependendo do profissional e caso do paciente.
A cirurgia é relativamente simples, com incisão na gengiva para colocação da estrutura de titânio. Então, coloca-se uma tampa de proteção e o dentista faz a sutura.
O profissional pode recomendar o repouso e uso de medicamentos após a cirurgia. Alguns meses depois, quando a estrutura de titânio já estiver totalmente integrada, é feita a colocação da prótese.
Esse é o caso mais comum, mas também há uma alternativa de implantes osseointegrados e próteses feitos no mesmo dia. No entanto, essa não é uma opção disponível para todos os pacientes, é preciso verificar se possui gengiva saudável e osso maxilar para sustentar o implante.
– Leia também:
>>> Prótese sobre implante: definições
Etapa final do tratamento que consiste na colocação da prótese dentária, geralmente rosqueada sobre o implante de titânio. Há dois tipos de prótese:
Esta é uma prótese fixa parafusada sobre os implantes! Ela pode ser de resina, que se caracteriza por ter um baixo custo e menor durabilidade. Além disso, o material é mais poroso e pode manchar com maior facilidade.
Há, também a prótese protocolo de porcelana, que tem durabilidade maior do que a de resina. Outra característica é sua maior naturalidade, muito próxima à do dente natural. Seu único ponto negativo é o preço, que normalmente é o dobro da prótese de resina.
Mas não se deixe enganar: em longo prazo, a versão de porcelana apresenta melhor custo-benefício, uma vez que sua durabilidade é maior, compensando o investimento.
Trata-se de uma prótese total removível sobre o implante. Exige menos implantes, cerca de 2 a 6, e é feita em resina. Essa alternativa é acoplada em um o’ring que fixa a prótese com total segurança.
Tem como diferencial o fato de possibilitar a retirada da prótese pelo paciente para higienização, conseguindo realizá-la com maior facilidade.
Uma das principais dúvidas envolvendo o procedimento é se implante dentário é seguro. Sim, o tratamento é seguro, mas somente se realizado por um dentista e com uso de materiais de qualidade.
Também é muito importante seguir as recomendações do profissional à risca, fazendo tratamentos complementares e adotando medidas para evitar complicações. Portanto, parte do sucesso do tratamento também se deve ao cliente.
A dúvida sobre quanto custa um implante dentário é muito comum! No entanto, vale esclarecer que o preço varia muito de acordo com o tipo de implante realizado, a prótese, se a cirurgia é em consultório ou hospital.
Mas é possível trabalhar com uma média de valores considerando um tratamento tradicional e com uso de materiais nacionais. De maneira geral, o valor é de a partir de R$ 3 mil.
É essencial ressaltar que essa é uma média de valor inicial! Pode ser que seu tratamento tenha um total diferente, considerando o seu caso específico.
A princípio, pode parecer um valor elevado, mas considere o implante dentário um investimento em sua saúde e autoestima, porque há uma melhora na mastigação, sem sentir desconfortos, bem como um aumento da autoestima.
É justamente por isso que o implante de dentes vale muito a pena, sobretudo em longo prazo e quando se segue todas as orientações do dentista, conseguindo excelentes resultados.
Está em busca de uma clínica de implantes dentários em São Paulo? Então, você precisa conhecer a Odontologia Contatore! Temos especialistas em implantes dentários e utilizamos materiais de excelente qualidade, garantindo o melhor resultado para o paciente.
Realizamos implante dentário clássico e osseointegrado e prótese feitos no mesmo dia. Disponibilizamos prótese protocolo de resina e porcelana, bem como overdenture, sempre fazendo um trabalho de qualidade superior.
Entre com contato conosco e aproveite para agendar uma consulta para avaliação de implante dentário e faça seu tratamento com especialistas em São Paulo, investindo em sua saúde bucal e autoestima!
– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?
>>> Perda óssea dental: causas, tratamento e tudo o que você precisa saber!
Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.