BLOG
3 de dezembro de 2021
Compartilhe:

Facetas de porcelana: tudo o que você precisa saber

Conquistar o sorriso perfeito é o sonho de muitos! Não é para menos, afinal, ele ajuda a melhorar a autoestima da pessoa, que passa a ter mais confiança em si. Isto traz impactos positivos em vários aspectos, principalmente no âmbito social e no profissional.

Uma das formas de conseguir um sorriso com dentes alinhados e com tom uniforme é fazer um tratamento com facetas de porcelana. Não sabe do que se trata? Sem problemas! 

Image de um homem colocando faceta de porcelana

Aqui, você confere o que são facetas de porcelana, quais são suas indicações, cuidados, entre outros detalhes essenciais sobre esse tratamento odontológico estético. Acompanhe!

 

O que são facetas de porcelana?

A faceta de porcelana é um tratamento estético odontológico que tem como objetivo harmonizar e uniformizar os dentes, tornando-os alinhados e em uma tonalidade mais clara.

Para isso, utiliza-se uma prótese de porcelana muito fina e imperceptível, que é aplicada sobre o dente natural, de modo a garantir um resultado muito mais bonito e um sorriso perfeito.

Essa prótese é resistente a danos e apresenta boa durabilidade, permanecendo em ótimo estado durante anos, principalmente se o paciente segue todos os cuidados indicados pelo dentista.

 

Indicações de aplicação das facetas de porcelana

Quer realizar o tratamento de facetas de porcelana nos dentes, mas não sabe se é a melhor opção para o seu caso? Só há uma forma de esclarecer essa dúvida: consultando um dentista especialista. 

O profissional analisará seu caso e indicará se o tratamento é o melhor a ser feito. Mas saiba que o uso de facetas de porcelana é muito versátil e sua aplicação pode ser realizada pela maioria dos pacientes.

Há, inclusive, alguns casos em que esse tratamento estético odontológico é indicado. A seguir, listamos os principais! Confira se você se encaixa em um ou mais deles:

 

Correção da cor dos dentes

Quer ter dentes brancos, sem amarelados ou manchas? Então, as facetas de porcelana são excelentes alternativas de tratamento odontológico estético!

Elas cobrem a cor natural dos dentes, uniformizando a tonalidade. Como resultado, tem-se um sorriso iluminado e muito mais bonito de maneira rápida, sem passar por um longo processo de clareamento dental.

 

Correção de diastema

O diastema é uma lacuna entre dois dentes! Normalmente, é mais comum nos dentes frontais, mas pode acontecer em outros locais, mantendo um vão maior que costuma incomodar esteticamente os pacientes.

 

Correção de desgastes e fraturas

A faceta de porcelana também consegue corrigir problemas como desgastes naturais dos dentes, bem como pequenas fraturas. Ao utilizar a prótese, tem-se um sorriso alinhado e bonito.

 

– Leia também:
>>> Estética Dental – alguns aspectos

 

Quem não pode colocar faceta de porcelana?

O tratamento odontológico estético com facetas de porcelana não é indicado para quem não possui boa higiene bucal, dentes com restaurações extensas, sobrepostos ou com encaixe inadequado, bem como quem tem bruxismo.

Caso o paciente tenha qualquer outro problema em dentes e gengiva, recomenda-se que faça primeiro o tratamento dessas ocorrências e depois realize a aplicação das facetas de porcelana, se o dentista indicar/liberar.

 

Qual a durabilidade da faceta de porcelana?

A durabilidade da faceta de porcelana varia de 10 a 15 anos, em média. Mas é importante esclarecer que essa é somente uma expectativa de prazo!

Pode ser que suas próteses durem mais ou menos tempo de acordo com os cuidados que você adotar no dia a dia. O ideal é seguir todas as recomendações do dentista e consultá-lo regularmente para garantir que não há problemas com as facetas, assegurando uma boa durabilidade.

 

Colocar faceta de porcelana dói?

Há quem pense que colocar facetas de porcelana dói, mas isso é um engano muito comum, em parte por falta de conhecimento sobre o tratamento.

Basta lembrar que as próteses são colocadas sobre o dente natural, portanto, não se trata de um procedimento invasivo e dolorido. Na realidade, ele é indolor e, no máximo, pode causar algum incômodo durante a aplicação, porque o dentista realiza um desgaste da superfície do dente natural para colocação da faceta.

 

Cuidados com a faceta de porcelana

Após a aplicação das facetas, o paciente deve ter alguns cuidados específicos para aumentar a durabilidade das próteses e mantê-las em perfeito estado. Confira, a seguir, quais são os cuidados mais comuns:

 

Evite mastigar alimentos muito duros

O ideal é evitar alimentos muito duros, para minimizar o risco de danos às próteses. Além disso, indica-se que o paciente não use os dentes para mastigar tampas de canetas, canudos, materiais plásticos, entre outros.

Quando se tem esse hábito, a possibilidade de danificar as próteses é altíssima, seja de arranhá-las ou parti-las. Portanto, evite esse tipo de comportamento para garantir um sorriso sempre perfeito.

 

Não use abrasivos na higiene bucal

Para preservar as facetas, não utilize produtos abrasivos na higiene bucal. Dê preferência para escovas com cerdas macias, creme dentais e enxaguantes sem agentes abrasivos, porque eles podem comprometer a qualidade da prótese no longo prazo.

 

Evite alguns alimentos e bebidas

Existem alimentos e bebidas que podem manchar as facetas de porcelana, como chocolate, vinho, entre outros com muito corante natural ou artificial. Logo, tente evitá-los. Se os consumir, é interessante que escove os dentes em seguida, para minimizar o risco de manchas.

 

Consulte seu dentista regularmente

Outra dica muito importante para manter suas facetas de porcelana em perfeito estado é visitar seu dentista regularmente. Nessas consultas, o profissional analisará a saúde de seus dentes naturais e gengivas, bem como o estado das próteses, fazendo eventuais correções.

Portanto, as consultas funcionam como uma prevenção de doenças e de problemas nas próteses, podendo identificar complicações logo no seu início. Assim, dá para corrigi-las rapidamente e sem grandes custos.

 

Quanto custa facetas de porcelana?

imagem de um homem sorrindo

O preço do tratamento de facetas de porcelana varia de acordo com o caso do paciente, por isso não é possível informar um valor total válido para todas as pessoas.

Mas como saber quanto custa facetas de porcelana? A forma mais precisa é consultar um dentista especialista, que analisará seu caso e passará um orçamento exato.

A Odontologia Contatore tem dentista especialista em facetas de porcelana em sua equipe para atender você! Aproveite para agendar sua consulta com nosso profissional, faça um tratamento de excelência e garanta o sorriso perfeito que sempre sonhou!

 

– Leia também:
>>> Preparação de Facetas Laminadas!

>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp