BLOG
1 de junho de 2022
Compartilhe:

Aparelho Invisalign: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

O aparelho Invisalign é o desejo de muitos pacientes que precisam fazer tratamento ortodôntico. Não é para menos, afinal, apresenta muito mais vantagens do que o aparelho ortodôntico tradicional, aquele com braquetes.

Não sabe o que é Invisalign, muito menos como funciona? Então, confira este guia completo que preparamos sobre o tratamento, com informações que lhe ajudarão a entender mais sobre o aparelho.

Imagem aparelho Invisalign

O que é Invisalign?

O Invisalign é um aparelho ortodôntico utilizado no alinhamento dos dentes. Trata-se de uma alternativa revolucionária e com excelente custo-benefício para os pacientes, garantindo um ótimo resultado em curto prazo, especialmente em comparação a aparelhos tradicionais.

Um de seus principais diferenciais é o fato de ser invisível, portanto, não altera a estética do sorriso durante o uso. Por isso, é a melhor alternativa para pacientes que desejam realizar o alinhamento dos dentes de maneira discreta.

 

Como funciona o Invisalign?

O Invisalign chama a atenção por não ter braquetes ou fios metálicos que nem os aparelhos ortodônticos tradicionais. O sistema utiliza um jogo de moldeiras removíveis e transparentes que são feitas sob medida para o paciente.

Na prática, isso significa que são produzidas de acordo com a estrutura dentária do paciente, após a realização do mapeamento digital da arcada dentária feito pelo ortodontista.

Além do mapeamento, o profissional também faz o planejamento das etapas do tratamento ortodôntico, o que pode incluir diversas moldeiras, sempre com foco em entregar o melhor resultado no menor prazo possível.

Durante o tratamento, o paciente realiza consultas periódicas com o ortodontista para checar o progresso, realizar mais ajustes no plano de tratamento e pegar mais alinhadores até atingir o resultado esperado.

 

Quais são as vantagens do Invisalign?

Recebeu a indicação de uso do aparelho ortodôntico Invisalign, mas não sabe exatamente quais são suas vantagens? Então, confira esta lista com as principais:

 

Aparelho ortodôntico removível

Um dos principais diferenciais do Invisalign é que se trata de um aparelho ortodôntico removível. Por isso, ele possibilita que continue comendo seus alimentos favoritos, sem medo de quebrar o aparelho durante a mastigação.

Além disso, o fato de ser removível permite uma limpeza adequada, conseguindo utilizar fio dental sem dificuldade e realizar uma escovação mais cuidadosa, de modo a preservar a saúde dos dentes.

 

Estética mais agradável

Outra característica que conta muitos pontos a favor do Invisalign é o fato de o aparelho ser transparente. Portanto, não aparecerá ao sorrir, podendo usá-lo em diversas situações do dia a dia sem se preocupar com a estética.

Se sua intenção é usar um alinhador de dentes mais discreto, o Invisalign é a melhor alternativa, valendo muito a pena o investimento porque também entrega um bom resultado quando usado de acordo com as recomendações do dentista.

 

Entrega de resultados num prazo menor

Em comparação ao aparelho estético ortodôntico tradicional, o Invisalign entrega resultados em um prazo menor, principalmente se seguir as orientações do ortodontista. Por isso, é a melhor opção de tratamento para quem deseja ter resultados rapidamente.

 

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?

Depende de vários fatores, como a complexidade do caso do paciente e frequência que utiliza o aparelho. O ortodontista é o profissional adequado para dar uma estimativa de quanto tempo o tratamento durará.

No entanto, o tempo médio de tratamento da maioria dos pacientes costuma ser de 12 a 18 meses, embora seja possível identificar os primeiros resultados com algumas semanas de uso.

 

Por quantas horas é preciso usar os alinhadores invisíveis?

Recomenda-se o uso dos alinhadores de 20 a 22 horas por dia, se quiser ter resultados em curto prazo ou dentro da estimativa dada pelo ortodontista responsável pelo caso. Tente remover o aparelho apenas para comer, beber e fazer escovações diárias.

 

– Leia também:
>>> Estética Dental – alguns aspectos

 

O que são attachments no tratamento com Invisalign?

Em alguns casos, o dentista pode recomendar o uso de attachments no tratamento ortodôntico com Invisalign. Eles são recursos da mesma cor do dente e são anexados a ele.

Os attachments são espécies de puxadores que dão aos alinhadores estrutura para exercerem uma pressão leve. Assim, é possível mover os dentes com a quantidade ideal de força, podendo realizar movimentos dentários mais complexos.

 

Contraindicações do Invisalign

Embora seja uma alternativa extremamente vantajosa, o Invisalign possui algumas contraindicações. Não se recomenda seu uso quando os dentes da arcada superior não se encaixam corretamente com os da arcada inferior.

Outro caso de contraindicação é quando os dentes da frente superiores e os inferiores não se tocam ao fechar a boca. Também não se indica o uso quando há espaços entre os dentes, bem como quando há dentes encavalados.

O Invisalign é indicado para tratar sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastema, mordida aberta, desalinhamentos, entre outros. Para saber se você pode realizar o tratamento de alinhamento dos dentes com Invisalign, consulte um ortodontista.

 

Como cuidar dos alinhadores invisíveis?

Ainda que as moldeiras invisíveis sejam bastante resistentes, elas exigem cuidados especiais para que permaneçam em perfeito estado. A limpeza adequada é o principal deles!

Indica-se que escove as moldeiras com escova e pasta de dente. Em seguida, faça o enxágue com água morna, nunca quente, pois pode deformá-las.

Se o alinhador entrar em contato com restos de alimentos com corantes naturais ou artificiais, ele poderá ficar com manchas. Para evitá-las, sempre escove os dentes depois de cada refeição.

 

Qual o preço do Invisalign?

Quer usar o aparelho ortodôntico Invisalign, mas não sabe quanto custa? Esta é uma dúvida muito comum, mas é importante esclarecer que o valor do tratamento varia de acordo com o caso do paciente, tipo de correção necessária e duração.

O ideal é que consulte um ortodontista para uma avaliação inicial. Nela, o profissional informa o valor total do tratamento com Invisalign, considerando as particularidades de seu caso.

 

Aparelho Invisalign em São Paulo

Imagem de uma mulher colocand o aparelho Invisalign

Está em busca de uma clínica de ortodontia em São Paulo para realizar o tratamento com Invisalign? A Contatore tem uma equipe de especialistas para lhe atender, além de uma estrutura completa, com tecnologia de ponta. Aproveite para agendar uma consulta e saber quanto custa o tratamento com Invisalign no seu caso!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Aparelho ortodôntico estético: como escolher o melhor?

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp