BLOG
26 de maio de 2022
Compartilhe:

Como funciona o clareamento a laser?

O clareamento dental a laser é um dos tratamentos odontológicos mais buscados pelos pacientes, sobretudo aqueles que têm manchas nos dentes naturais ou tom amarelado.

Um de seus principais diferenciais é sua eficácia e rapidez com que entrega resultados para os pacientes, sendo possível notá-los com poucas sessões no consultório odontológico.

Ainda não conhece essa alternativa? Sem problemas, aqui você confere todos os detalhes sobre o clareamento a laser dental e entende como funciona. Acompanhe!

Imagem de uma mulher sorrindo com metade dos dentes amareladose a outra metade branco

O que é o clareamento dental a laser?

É um tratamento odontológico estético que tem como foco clarear manchas e o tom amarelado dos dentes naturais, deixando-os mais brancos e numa tonalidade regular.

Existe mais de um tipo de clareamento dental, mas o feito a laser é realizado em consultório por um profissional especialista, minimizando o risco de danos à boca e dentes.

Além do clareamento dental a laser, outra opção é o clareamento caseiro, que é feito com moldeira e gel clareador aplicado em casa, de acordo com as recomendações do dentista que prescreveu o tratamento.

 

Por que o laser é utilizado no clareamento dental?

O laser tem um papel importante no clareamento dental: ele acelera a quebra das moléculas de pigmentos que estão nos dentes naturais.

Portanto, é possível notar um resultado de clareamento mais rápido do que fazer clareamento dental caseiro, por exemplo. É justamente por isso que a versão a laser é indicada para quem tem pressa em ver resultados e quer mais praticidade ao realizar o tratamento.

 

Como é feito clareamento dental a laser?

Uma das principais dúvidas de pacientes é sobre como é feito clareamento dental a laser. Na realidade, é um processo muito simples e com poucas etapas.

Primeiramente, o dentista isola a gengiva, para evitar que o produto do clareamento entre em contato com ela e provoque machucados. Depois, o profissional aplica um gel clareador de peróxido, que contém H2O2 e é capaz de liberar oxigênio na parte estrutural do dente natural.

Então, o oxigênio começa um processo de oxidação de pigmentos amarelos e escuros que estão depositados no dente natural e ele vai se tornando, aos poucos, mais claro. Para acelerar esse processo, o dentista faz aplicações de laser.

É justamente isso que faz com que o resultado de clareamento dental a laser seja notado em curto prazo. De maneira geral, é possível ter resultados surpreendentes de duas a quatro sessões.

 

Clareamento dental a laser dói?

Há quem deixe de fazer clareamento dental a laser porque tem medo de sentir dor. Na realidade, o tratamento em si não provoca dor, mas o paciente pode sentir desconforto e sensibilidade nos dentes.

Isso acontece devido à alta concentração de peróxido de hidrogênio ou carbamida no gel clareador. Quanto maior a concentração, mais elevadas são as chances de sentir esse desconforto e sensibilidade.

Caso sinta qualquer sintoma durante o tratamento, ele deve ser comunicado ao dentista responsável pelo clareamento, para que identifique se é algo normal ou se está associado a algo mais complexo que merece atenção redobrada.

 

Quanto tempo dura um clareamento dental a laser?

Há uma dúvida muito comum entre os pacientes interessados nesse tratamento: afinal, quanto tempo dura um clareamento dental a laser?

Na realidade, não há um prazo único que é válido para todos os pacientes, mas normalmente ele dura a dois a três anos, sendo necessário fazer um retoque após esse período.

O prazo não é único porque uma série de fatores podem influenciar na durabilidade dos resultados, principalmente quando se fala em cuidados que o paciente toma após a realização do procedimento.

Por exemplo, é essencial que evite o consumo de alimentos com corantes naturais e artificiais logo após a realização do clareamento, para impedir que os pigmentos se depositem nos dentes.

Além disso, indica-se que reduza a ingestão de alimentos e bebidas com corantes. 

Outro cuidado fundamental é sempre escovar os dentes após cada refeição. A ideia é a de evitar que o corante fique no dente e provoque alterações na cor da superfície.

E não se esqueça de visitar seu dentista regularmente. O ideal é que faça uma consulta pelo menos uma vez ao ano, para verificar se está tudo certo com sua saúde bucal.

 

– Leia também:
>>> Estética Dental – alguns aspectos

 

Quanto custa clareamento dental a laser?

Uma das dúvidas mais recorrentes diz respeito ao clareamento dental a laser preço. Afinal, quanto custa o tratamento odontológico estético?

Não há um preço fixo praticado por todo profissional, mas existe uma faixa inicial. Normalmente, o preço médio inicial do clareamento dental é de R$ 1 mil.

O total pago pode variar de acordo com alguns fatores, como materiais utilizados, sessões necessárias para chegar ao resultado que o paciente quer, profissional que faz o tratamento, entre outros.

Mesmo com o preço sutilmente elevado, é importante encarar o tratamento como um investimento no seu sorriso, passando a ter mais autoestima e confiança em si. Portanto, vale a pena.

 

Clareamento dental a laser: quantas sessões são necessárias?

Você viu aqui que um dos fatores que podem influenciar no preço do tratamento é o número de sessões. Mas quantas são necessárias, exatamente?

Depende de seu caso e dos resultados que deseja alcançar. Geralmente, o dentista faz até quatro sessões de clareamento dental. É comum que na primeira não tenha os resultados esperados. Na segunda e terceira é possível notá-los com mais intensidade.

Cabe ao dentista recomendar o número de sessões necessárias após analisar o caso do paciente. Siga sempre as recomendações do profissional.

 

Onde fazer clareamento dental a laser em São Paulo

Imagem de uma menina no dentista se olhando no espelho

A clínica Contatore tem estrutura completa e moderna para lhe atender, bem como profissionais especialistas em odontologia estética. Aproveite para entrar em contato com a clínica de odontologia em São Paulo e agende sua consulta!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Clareamento dental: tudo o que você precisa saber!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp