BLOG
26 de abril de 2022
Compartilhe:

Facetas de porcelana e lentes de contato dentais: descubra as diferenças

A faceta de porcelana e a lente de contato dental são aliadas para conquistar o sorriso perfeito, com dentes claros, sem manchas e alinhados. 

Embora ambos os tratamentos odontológicos estéticos ofereçam resultados semelhantes, eles são diferentes e possuem indicações específicas.

Aqui, você conhece o que é faceta de porcelana e lente de contato dental, além de descobrir as principais diferenças entre esses tratamentos. Continue a leitura e confira!

Imagem de uma mulher colocando facetas de porcelana

 

O que é faceta de porcelana e lente de contato dental?

A faceta de porcelana e a lente de contato dental são tratamentos odontológicos estéticos voltados a conseguir um sorriso com dentes brancos, uniformes e visualmente agradáveis.

Ambas são próteses colocadas sobre o dente natural do paciente. Elas são muito finas, delicadas e imperceptíveis, o que garante um resultado mais bonito e naturalidade para o sorriso.

Ainda que essas próteses sejam finas, elas são super-resistentes e duram muitos anos, principalmente se seguir fielmente as orientações do dentista após a aplicação.

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental: qual a diferença?

Tanto as facetas de porcelana como as lentes de contato dentais são tratamentos odontológicos estéticos, mas elas diferem em alguns pontos. A seguir, listamos quais são essas diferenças:

 

Indicação do tratamento ao paciente

De maneira geral, as indicações de ambos os tratamentos são as mesmas, ou seja, para correção de cor e manchas, bem como de formato dos dentes, de modo a conquistar um sorriso bonito sem esforços.

Mas a lente de contato é especialmente indicada para casos de fechamento de diastema (espaços entre dentes. Ocorre mais na parte frontal da boca), dentes mal posicionados ou tortos, bem como para readequação estética de comprimento do dente e contorno.

A faceta de porcelana, por sua vez, corrige problemas mais severos. Seu uso normalmente é indicado para dentes que estão muito escuros por falha em canal ou para corrigir dentes muito tortos. O resultado é uma alteração mais profunda no sorriso.

 

Desgaste de dentes naturais para aplicação da prótese

Pode ser que o dentista precise fazer um desgaste do dente natural para aplicação da prótese. No caso da lente de contato dental, esse desgaste costuma ser menor do que na aplicação da faceta de porcelana.

Mas atente-se a um detalhe importante: somente o dentista pode analisar o paciente e recomendar ou não o desgaste do dente natural. Esse procedimento pode ser indicado para garantir um melhor resultado ao tratamento e a satisfação do paciente.

 

Espessura das próteses

A espessura das próteses também é um ponto em que a faceta de porcelana e a lente de contato dental se diferenciam. A faceta normalmente tem espessura sutilmente maior do que a lente de contato.

No entanto, esse detalhe varia muito entre pacientes, uma vez que casos mais difíceis de serem tratados podem demandar uma prótese com espessura um pouco maior. O dentista é o profissional habilitado a indicar a espessura da prótese.

Mesmo que ambas as próteses tenham diferença de espessura, elas são imperceptíveis. Por isso, asseguram um resultado mais natural para o sorriso.

 

– Leia também:
>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!

 

O que os tratamentos corrigem?

A faceta de porcelana e a lente de contato dental corrigem problemas específicos, a maioria associado à estética do sorriso. Confira, a seguir, em quais casos os tratamentos são mais indicados:

 

Correção de mancha e cor amarelada de dentes naturais

Ambos os tratamentos são perfeitos para corrigir manchas e cor amarelada dos dentes naturais. As próteses escondem esses problemas e uniformizam o sorriso, deixando-o iluminado e branco sem precisar de clareamento dental.

 

Diastema

O diastema é uma lacuna entre dentes que deveriam estar próximos. As próteses podem ser utilizadas para corrigi-lo, eliminando qualquer incômodo estético que possa causar.

 

Desgastes naturais e fraturas

As próteses também podem ser indicadas para corrigir problemas como desgastes naturais e fraturas de dentes, desde que sejam pequenos. A faceta ou a lente de contato dental alinhará o sorriso, tornando-o harmônico.

 

Quando escolher faceta de porcelana ou lente de contato dental?

Quer transformar seu sorriso, mas não sabe se aplica facetas ou lentes de contato dentais? Na realidade, somente um dentista pode lhe indicar o melhor tratamento estético odontológico.

Trata-se de um profissional habilitado a analisar seu caso e recomendar o tratamento que entregará o resultado que busca. Portanto, consulte um dentista para saber qual a melhor alternativa, inclusive para conhecer o preço de uma faceta de porcelana ou lente de contato dental.

 

Contraindicações dos tratamentos

Os tratamentos odontológicos estéticos de faceta de porcelana e lente de contato dental são contraindicados para quem não possui uma higiene bucal adequada, bem como em casos de dentes sobrepostos, restaurações extensas e bruxismo.

Caso o paciente tenha qualquer outro problema nos dentes naturais ou gengiva, recomenda-se que faça o tratamento primeiro e depois aplique as próteses. A saúde bucal sempre vem em primeiro lugar.

 

Colocar faceta ou lente de contato dental dói?

Uma das dúvidas mais comuns de pacientes sobre facetas de porcelana e lentes de contato dental é se dói aplicá-las. Os tratamentos não provocam dor, pois não são invasivos.

O que pode acontecer é de o paciente sentir um leve desconforto durante o desgaste da superfície do dente natural para colocação das próteses. Mas é algo suportável e que não acontece com todos os pacientes.

 

Facetas e lentes de contato dentais podem amarelar?

Sim, há essa possibilidade de modificação da cor da prótese com o passar do tempo e se não forem adotados os cuidados indicados pelo dentista. Deve-se fazer escovações diárias após as refeições para evitar a alteração de cor.

Além disso, é importante investir em próteses de qualidade, que são mais resistentes a danos e não mancham rápido como materiais de qualidade inferior.

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental em São Paulo

Imagem de um homem sorrindo com facetas de porcelana

Está em busca de um consultório de odontologia em São Paulo para aplicar facetas de porcelana e lentes de contato dentais? A Odontologia Contatore é uma clínica completa para lhe atender!

Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados, além de estrutura robusta e moderna para lhe atender e realizar tratamentos de alta qualidade, assegurando o melhor resultado possível. Agende uma consulta!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Facetas de porcelana: tudo o que você precisa saber

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp