BLOG
22 de abril de 2022
Compartilhe:

Tratamento de canal sem medo: tudo o que você precisa saber

Tratamento de canal é um assunto que muitos têm medo, principalmente por sempre existirem comentários falando da dor ao realizar esse procedimento da endodontia. 

Para acabar com o seu medo, preparamos um guia completo sobre como é o tratamento de canal. Confira!

Ilustração de uma boca fazendo um tratamento de canal

O que é tratamento de canal

O tratamento de canal dentário é quando o dentista faz uma limpeza dos canais dentro da raiz de um ou mais dentes. No procedimento, é preciso retirar a polpa para limpar e desinfetar o interior do dente.

 

Agora, vamos por partes!

A polpa é um tecido de consistência mole que fica no interior do dente. É nela que estão os nervos e vasos sanguíneos. Por esse motivo, o desconforto que é sentido antes do tratamento é enorme. 

 

Qual o motivo para fazer o tratamento de canal

Os principais motivos para ter que realizar o procedimento são casos de fratura dentária ou cárie profunda. Os sintomas mais comuns que deve sempre estar atento é um grande desconforto seguido por dores, podendo ultrapassar a barreira da boca e até causar inchaço na face.

Além disso, acompanha uma grande sensação de latejamento. E é nesse momento – ou antes mesmo dele –  que você deve procurar um serviço de endodontia. 

 

O que é endodontia

A endodontia é a área especializada para o tratamento de polpa dentária, dos sistemas de canais e dos tecidos. Em resumo, é o dentista para tratamento de canal

É de extrema importância que o procedimento seja feito com um especialista em endodontia, pois ele é responsável por atuar na correção de possíveis trincas, fraturas e traumas que podem comprometer a estrutura interna do dente. 

Portanto, quanto mais rápido você procurar um endodontista melhor, uma vez que não é bom aguardar tempo demais se for necessário fazer um tratamento de canal.

 

– Leia também:
>>> O que é endodontia? Tudo o que você precisa saber!

 

Como funciona o tratamento de canal 

O tratamento de canal é um procedimento cirúrgico e, assim como em todas as cirurgias, inicia com uma conversa para entender como está a situação do paciente.

Seguido disso, o profissional realizará exames físicos, testes de dor e sensibilidade, e outros exames complementares, como o raio-X. Depois disso tudo, o tratamento inicia e são em 4 etapas:

  • Abertura do dente: na primeira etapa, o endodontista faz uma abertura na parte superior do dente para remover o problema em questão, por exemplo, a cárie. Dessa forma, facilita a chegada na polpa dentária;
  • Remoção da polpa dental: é nessa etapa que o dentista remove a polpa dentária e inicia a limpeza e desinfecção dos canais. Caso preciso, o dentista também pode utilizar um antibiótico para cobrir e garantir que a infecção não volte;
  • Preenchimento e selagem do canal: quase no fim do tratamento, o dentista preenche o espaço agora limpo com um material para selar e prevenir que a saliva não caia no canal;
  • Obturação: essa é a última parte de como é feito o tratamento de canal. A obturação é feita para cobrir a abertura do dente e evitar que ele se quebre, já que agora está bem mais sensível que o normal. Existem dois modelos: a temporária e a permanente.

A temporária é feita quando é preciso abrir mais uma vez para continuar o tratamento e a permanente é para o momento em que a infecção já foi controlada, pode ser aplicada em forma de resina ou uma prótese de porcelana.

Em caso de dentes muito danificados, pode ser adicionado um pino de metal ou fibra, para dar maior resistência ao preenchimento. Mas tudo isso depende da qualidade e quantidade de dentes. 

 

Tratamento de canal dói?

Diferente do que muitos pensam, a dor só é ocasionada pela infecção, não pelo tratamento. O procedimento é indolor para muitos pacientes, uma vez que é aplicado uma anestesia no local.

Ainda vale a pena destacar que, de acordo com a Associação Americana de Endodontistas, a maioria dos pacientes sente pouca ou nenhuma dor ao realizar o tratamento.

O que pode vir a acontecer é um desconforto até 3 dias depois do tratamento, além de mais sensibilidade no local. Para evitar isso, o dentista pode indicar o uso de analgésicos e antiinflamatórios para aliviar a dor.

E, claro, se o desconforto persistir, sempre é bom voltar ao consultório do profissional para avaliar qual é o tratamento mais adequado. 

 

Quanto custa tratamento de canal

Isso depende totalmente do nível do seu problema. Apesar de ser uma preocupação bem comum, o tratamento de canal é um investimento na sua saúde e qualidade de vida. Por isso, não hesite em fazer um orçamento.

O preço pode variar por muitos fatores: se são os dentes anteriores, os posteriores, tipo de obturação, qualidade do dente, preocupação do tratamento. Por isso é importante sempre manter o contato com o seu dentista.

 

Como cuidar depois do tratamento de canal

Após realizar o tratamento, é necessário realizar algumas séries de cuidados para ajudar na cicatrização mais rápida.

É importante sempre tomar a medicação indicada nos horários corretos e se alimentar com comidas líquidas e tomar bastante água. Evitar mastigar com o lado que foi realizado o procedimento por alguns dias e deixar sempre em repouso.

Por fim, vale a pena também reforçar que é preciso escovar os dentes diariamente, com ou sem o procedimento, para evitar a reinfecção do dente tratado ou a aparição de novos problemas que pedem o tratamento de canal.

 

Como evitar um novo tratamento de canal

Para evitar esse problema, é importante visitar sempre o seu endodontista para realizar consultas de check-up e prevenção. E mais uma vez: mantenha a saúde bucal em dia! Escove sempre os dentes e use o fio dental. 

 

Clínica de endodontia

Se você busca a melhor clínica para tratamento de canal em São Paulo, venha para a Odontologia Contatore, especializada na saúde bucal dos pacientes há mais de 47 anos!

Acima de tudo, a Odontologia Contatore busca preservar o seu dente natural. É muito mais do que apenas um tratamento de canal.

Entre em contato agora com a conosco através do telefone, WhatsApp ou e-mail e solicite uma consulta!

 

– Leia também:
>>> Por que escolher o Instituto Contatore para seu tratamento odontológico?

>>> Como melhorar a estética dos dentes? Confira essas dicas!

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Entre em contato

Entre em contato

Entre em contato, preenchendo o formulário com seus dados. Ou ligue agora para agendar.



    Criação de Sites em Curitiba
    Loader
    Whatsapp